Festas do Barrete Verde e das Salinas espelham tradição em Alcochete

Bvs2013 1 750 2500
06 Agosto 2013
Entre os dias 9 e 15 de Agosto a Vila ribeirinha “vive alegre e contente” as Festas do Barrete Verde e das Salinas, que ano após ano exaltam a paixão tauromáquica e tradição das gentes de Alcochete.

Forcados, campinos e muitos aficionados reúnem-se na Vila ribeirinha em torno deste segundo fim-de-semana de Agosto, durante esta manifestação colectiva de exaltação à Festa Brava e identidade local, numa organização do Aposento do Barrete Verde, com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal, que este atribuiu um subsídio de €32,400.

O Forcado, o Campino e o Salineiro são as três figuras homenageadas por ocasião das Festas e que este ano destaca o empenho e dedicação de Claudino Saturnino (salineiro), António de Oliveira Cruz (forcado) e Joaquim Carlos Santos (campino).

Além das largadas de toiros, das corridas de toiros na Praça de Alcochete, do concurso de jogos e cabrestos, da demonstração de arte de pegar toiros, a Noite da Sardinha Assada assume especial destaque durante as festividades, vivida até de manhã na passagem de 10 para 11 de Agosto.

Na programação musical o destaque das festas deste ano vai para a actuação de José Malhoa, do Grupo Chave de Ouro e para a Noite de Fados, com a participação dos fadistas Vivian Lima, António Pinto Basto e Joaquim Campos.

Assente numa forte componente religiosa, as Festas têm outro ponto alto na Procissão por Terra e por Mar em Honra de Nossa Senhora da Vida, que traduz a fé desta gente da borda d’água.

Programa das Festas do Barrete Verde e das Salinas 2013