1.ª Corrida da Paróquia do Samouco arrecada 377kg em bens alimentares

Corridasamouco 13dez14 1 750 2500
15 Dezembro 2014
Cerca de 250 pessoas participaram no passado sábado, 13 de Dezembro, na 1.ª Corrida/ Caminhada da Paróquia do Samouco, uma iniciativa de cariz solidário que alcançou as expectativas da organização, com a recolha de 377 kg de bens alimentares para entregar junto das famílias mais carenciadas do Concelho.

A ideia partiu do Grupo Sócio-Caritativo do Samouco: organizar um evento desportivo, cuja inscrição seria formalizada com a entrega de um bem alimentar. A ideia foi, de imediato, abraçada pela Autarquias Locais, assim como pelas forças vivas da Freguesia e pela população local e, no sábado, dezenas de pessoas dirigiram-se à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense para participar, de forma activa, nesta iniciativa.

Antes do início da prova, os participantes puderam realizar um pré-aquecimento com alguns movimentos de Zumba demonstrados pela professora desta modalidade, Sandra Menisse, que promove aulas semanais na Associação Desportiva Samouquense (ADS). Depois do aquecimento, os participantes deram início a uma corrida/ caminhada com uma extensão de 3km pelas ruas da Vila de Samouco e, apesar da chuva, não faltou o espírito de convívio e animação entre os participantes de todas as idades.

Na Igreja de São Brás, que foi o ponto de chegada, o Padre Jorge Almeida e o Major Manuel Cardoso, enquanto representante do Grupo Sócio-Caritativo do Samouco, agradeceram a participação de todos e referiram ainda que haverão mais iniciativas na Freguesia, com o mesmo objectivo solidário e humanista que caracterizou a Corrida.

A Vereadora com o pelouro do Desporto, Susana Custódio, não deixou de enaltecer a realização desta iniciativa: “Esta foi uma manifestação espontânea de solidariedade, de carinho e amor ao próximo que tão bem se enquadra no espírito natalício, mas também, no espírito que caracteriza a população da freguesia do Samouco”.

E, na sua intervenção, apelou ainda: “Aproveitava também para deixar um apelo, para que repliquemos, nos 365 dias de cada ano, este sentimento, esta forma de estar na vida e na sociedade, em plena harmonia com o próximo”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Samouco, António Almeirim, também não escondeu a sua satisfação referindo que esta foi uma iniciativa que enriqueceu as Comemorações do 10.º Aniversário da Elevação de Samouco a Vila.

No final, e de acordo com as inscrições, foi sorteado um troféu, da autoria de Fátima Cardoso.

A 1.ª Corrida/ Caminhada da Paróquia do Samouco contou com a parceria da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia do Samouco, do Agrupamento de Escuteiros do Ar, da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, da Associação Desportiva e Samouquense, da Organização de Reformados do Samouco e da Associação de Festas Populares de Samouco.