Novas rotas rodoviárias para Alcochete
O concelho de Alcochete vai ter ao seu dispor mais duas linhas de circulação de transporte rodoviário, que visam assegurar o transporte da comunidade escolar e melhorar o acesso às zonas industriais.
A informação foi ontem avançada pelo presidente da câmara na reunião de câmara, como uma mais valia para o concelho: “O executivo já está a planear o futuro com novas rotas que entendemos serem importantes existir, nomeadamente, acessibilidades aos parques industriais e em particular ao Parque Industrial do Batel”.
Esta é uma medida contemplada na reestruturação dos transportes rodoviários na Área de Metropolitana de Lisboa, no âmbito da qual está a decorrer o concurso internacional para a aquisição de um novo serviço público de transporte rodoviário de passageiros, que pretende dotar a Área de Metropolitana de Lisboa com mais e melhores transportes rodoviários e aumentar em 40% os serviços de transporte.
Fernando Pinto informou que já foram apresentadas sete propostas de várias entidades para os quatro lotes em concurso, sendo esta uma etapa “fundamental para o reforço do serviço transporte de passageiros, mas também, para a qualificação dos transportes com a renovação da frota e com níveis superiores de serviços tecnológicos de informação ao público e de entretenimento a bordo.” O concelho de Alcochete localiza-se no lote 4, e tem investido continuamente na melhoria do serviço de transporte, em função da sua dimensão geográfica e densidade populacional.
O vereador Pedro Lavrado afirmou que o concurso é uma mais valia para o concelho com o surgimento das novas carreiras urbanas, com uma linha que irá ligar o Freeport Lisboa Fashion Outlet ao Fórum Cultural de Alcochete e que fará um circuito pela Urbanização das Quebradas, Parque Industrial do Batel e pelas escolas do concelho. “A segunda carreira ligará a freguesia de São Francisco a Alcochete, e passará pelas escolas, Centro de Saúde de Alcochete e serviços que se encontram no centro da vila, passando também pela zona de Vale de Figueira e uma zona mais rural que não se encontram abrangidas pelos transportes públicos e que por isso, tem menos acessos”, informou o vereador.
As novas carreiras urbanas permitirão ainda a ligação às carreiras interurbanas e inter-regionais existentes, com maior frequência de horários e mais perto da população.