Escola Básica do Samouco vai ser requalificada

1 s 750x500 1 750 2500
10 Julho 2020

A câmara municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de câmara de 8 de julho, o procedimento de concurso público para a requalificação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco com uma estimativa de custo de €1.092.084,71 + IVA e um prazo de execução de 8 meses.

A Escola Básica do Samouco foi ampliada em 1961 e vai ser objeto de uma intervenção global com a reabilitação do edifício e das salas existentes e a construção de duas novas salas de aula, que permitirá ao estabelecimento de ensino ter uma capacidade máxima para 150 crianças. O edifício da cantina escolar também vai ser requalificado com o intuito de aumentar o número de lugares sentados.

“O Samouco não vai ficar para trás. A ampliação que se prevê na Escola Básica do Samouco e no Polidesportivo dá conta daquilo que é a nossa grande paixão, daquilo que é no fundo a educação” referiu Fernando Pinto, presidente da câmara. O projeto constitui-se como um motivo de orgulho para o executivo que está a renovar o parque escolar do concelho desde 2019. A vereadora Maria de Fátima Soares afirmou em reunião que este é “um projeto digno que nos honra” e que visa proporcionar melhores condições para quem aprende e para quem leciona.

A intervenção inclui ainda a renovação das redes de eletricidade, de abastecimento de água e de águas residuais e será instalada uma rede de incêndios, as caixilharias das janelas em madeira serão substituídas por alumínio com vidro duplo e nas quatro salas de aula existentes será criada uma área para educação plástica com bancada e lavatório. Serão ainda construídas novas instalações sanitárias, novos espaços de arrumação, biblioteca, sala para CAF e nova sala de professores.

O espaço de recreio será requalificado e serão implementadas medidas de melhoria das acessibilidades como a inclusão de elevador e rebaixamento de pisos e rampas.

2_s_750x500
5_s_750x500