Requalificação das avenidas 5 de Outubro e Canto do Pinheiro foi aprovada

Ciclovia750x500 1 750 2500
09 Julho 2020

O projeto de construção de ciclovia e requalificação das avenidas 5 de Outubro e Canto do Pinheiro, em Alcochete, foi aprovado por unanimidade durante a reunião de câmara que se realizou ontem, dia 8 de julho, na Biblioteca de Alcochete.

A obra corresponde à primeira fase do troço do percurso 1 da rede ciclável de Alcochete, entre o limite nascente do empreendimento urbanístico em curso nas antigas instalações da fábrica do Alumínio (Tagus Bay) e a rotunda do Freeport.

O presidente da câmara referiu que “é um projeto com um valor base estimado de €1.991.140,21, empreitada que tem um prazo de execução de um ano”.

“Com as alterações que introduzimos no projeto conseguimos garantir financiamento para esta obra. A operação foi aprovada no âmbito do Programa Operacional de Lisboa 2020. No que diz respeito à candidatura, o valor de investimento elegível é pouco mais de 900 mil euros e o fundo FEDER que está aprovado cifra-se em 455 mil euros, mas ainda há a expetativa de que este valor possa ser maior”, acrescentou Fernando Pinto.

A intervenção prevê a redução da largura da via rodoviária para 6 metros, com impactos diretos na segurança rodoviária e na redução dos níveis de ruído da circulação, assim como a melhoria das condições de deslocação em modos suaves, com a criação de vias cicláveis e pedonais, com a larguea de 2,40m e 1,60m respetivamente, com substituição e harmonização dos respetivos pavimentos ao longo de toda a extensão da intervenção.

O projeto inclui ainda a execução dos seguintes trabalhos: repavimentação dos arruamentos, colocação de sinalização, execução das redes de águas, de drenagem de águas domésticas e pluviais, eletricidade, telecomunicações e gás natural.

ciclovia2mapa