Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Carta Aberta aos Munícipes

Dsc 2688 1 750 2500
29 Abril 2020

Caras e Caros Concidadãos,


Dirijo-me a todos vós, mas em particular a todos aqueles que desde sexta-feira até hoje se viram privados do uso de um bem tão essencial quanto é a água.
Reconheço, porque acompanhei no terreno, os múltiplos constrangimentos provocados por um acontecimento súbito, inesperado, imprevisível e que originou uma avaria em cadeia como nunca o concelho tinha vivido nas últimas décadas.


Sei, o quanto esta adversidade transtornou as nossas famílias.


Sei, que sendo uma avaria que ocorreu no final do dia de sexta-feira (24/04), a forma mais imediata de a comunicar junto dos nossos munícipes seria naturalmente por esta via. Sempre que, inesperadamente, fomos confrontados com o aparecimento de novas avarias, procedemos à atualização das informações quer aqui, quer no nosso sítio de internet e reorganizámos a forma possível de comunicar.


A avaria, e as múltiplas complicações que foram surgindo em efeito dominó, ocorreram na conduta principal que abastece de água Alcochete e São Francisco numa extensão de cerca de 100 Kms de outras condutas da rede pública, muitas delas com diâmetros diferenciados. Trata-se de uma infraestrutura com mais de 30 anos, instalada no subsolo, não só de difícil acesso como também de condições muito exíguas para manuseamento de equipamento.


Tendo em consideração que não dispomos em stock do material necessário à reparação em absoluto dos problemas, assumimos a decisão de regularizar e estabilizar as avarias em regime temporário, dotando de água a nossa população, com a celeridade que foi possível. Neste momento, iniciámos já os trabalhos preparatórios para reparar na totalidade esta conduta e elementos complementares. Será um trabalho concertado e agendado, o que nos permitirá com a devida antecedência e por vários meios, informar a população previamente. Redefinimos igualmente as nossas prioridades para avançar com a construção de um novo troço para evitar que volte a ocorrer um problema desta dimensão.


Confesso que nunca imaginei vivenciar os momentos que passámos ao longo deste fim de semana. Estou certo de que a todos nos marcou profundamente e lamento, enquanto responsável máximo do Município, tudo aquilo porque passaram nestes dias.


Creiam que fizemos o melhor!


Foram 72 horas, praticamente ininterruptas, com muito esforço, muito empenho, uma enorme vontade de servir e um espirito de equipa irrepreensível que envolveu o Executivo, Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco, Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete de Comunicação e Imagem, Chefes de Divisão, Técnicos, Administrativos e todos os Operacionais que de forma direta ou indireta estiveram até hoje envolvidos nesta gigantesca operação.


Gratidão não é uma palavra vã. Por isso, permitam-me um agradecimento muito particular ao Sr. Albertino Taneco, sócio-gerente da Metal-Conser; ao SMAS do Montijo na pessoa do Presidente Nuno Canta; à GNR; à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete pela prontidão com que a sua Corporação disse presente, envolvendo todos os recursos humanos e materiais disponíveis, à população de Alcochete e São Francisco entretanto afetada, pela compreensão demonstrada e sobretudo pelo elevado sentido de resiliência.


Termino, deixando este registo para memória futura invocando aqui os meus heróis, os resistentes trabalhadores operacionais da autarquia que em situações de enorme precaridade face à natureza dos trabalhos, em buracos repletos de água e lama, em condições de extrema adversidade nada regatearam, nada exigiram e neste período invocativo da Liberdade e Democracia se assumiram como verdadeiros capitães de Abril numa revolução sem igual.


Muito obrigado António Manuel Santos, Mário Sousa, Luis Correia, António Coelho, João Pardal Carvalho, José Oliveira, Ricardo Custódio, Luis Grilo, Jorge Melo, Joaquim Pereira e Pedro Leiria.


Por Alcochete, estaremos sempre aqui a dar o nosso melhor.

Com um abraço de amizade,

Fernando Pinto
Presidente da Câmara

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze