Bem-estar de crianças e idosos é prioritário

Reuniaocma18mar20 5 1 750 2500
24 Março 2020

A vice-presidente e vereadora com os pelouros do Desenvolvimento Social, Saúde e Educação deu conta na última reunião de Câmara de um conjunto de medidas que o Município está a reforçar face à pandemia da Covid-19.

Fátima Soares referiu que está a ser elaborado um plano estratégico para todo o concelho no sentido de atender os idosos e todas pessoas em situação de isolamento ou impossibilitadas de sair de casa e que os serviços municipais estão a contactar as pessoas nessas condições para lhes dar conhecimento de que a Autarquia tem em atividade um serviço de entrega ao domicílio de bens essenciais e de medicamentos, para além de outras ajudas.

A vereadora disse que “os contactos telefónicos aos idosos também têm como objetivo tranquilizar e contribuir para diminuir os níveis de ansiedade” e que foi pedido ao serviço de teleassistência, disponibilizado nas zonas rurais a um conjunto de idosos, para que reforçasse o serviço no sentido de contactar os idosos todos os dias e várias vezes ao dia.

A autarca referiu que o município, através do setor de Desenvolvimento Social, “continua a dar resposta, em articulação com a Unidade de Saúde de Alcochete, à necessidade de receitas médicas para a população da zona rural” e que o serviço do posto móvel de saúde no Passil foi suspenso por indicação da Unidade de Saúde de Alcochete, que mobilizou a médica e a enfermeira para prestarem serviço nesta unidade de saúde. “De qualquer forma, temos os contactos destes profissionais de saúde e sempre que necessário o setor de Desenvolvimento Social estabelece o contacto entre eles e a população da zona rural, sendo que a câmara assegura o transporte dos idosos em situação de isolamento até à Unidade de Saúde de Alcochete”, disse.

No que respeita às crianças que beneficiam do escalão A, e de acordo com o Despacho do Governo, Fátima Soares informou que os serviços municipais estabeleceram contacto telefónico com os respetivos pais no sentido de perceber se têm necessidade de fornecimento de refeições e se têm condições para proceder ao levantamento das refeições”, um serviço que teve início esta segunda-feira, dia 23 de março. Estão abrangidos pelo escalão A 134 alunos (93 do 1.º Ciclo e 41 no Pré -escolar) e as refeições serão confecionadas na Escola da Restauração, em Alcochete, e depois entregues nas escolas das outras freguesias e porta a porta nas znas rurais.

“Estamos, em conjunto com a Segurança Social, nomeadamente o Centro Comunitário Cais do Sal, a equipa do Rendimento Social de Inserção e os grupos socio-caritativos do concelho, a identificar os agregados familiares com carência económica para atender às necessidades de entrega de géneros alimentícios ou até de refeições já confecionadas”, afirmou a autarca, adiantando que será o setor de Desenvolvimento Social que procederá no próximo dia 6 de abril à entrega dos géneros alimentares do POAPMC (Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas), uma vez que o Cais do Sal e o CENSA estão atualmente sem voluntários.

O referido programa abrange em Alcochete, 23 famílias - 53 beneficiários, em Samouco, 10 famílias - 25 beneficiários, e em São Francisco, 8 famílias - 25 beneficiários, sendo que na zona rural o programa é desenvolvido pela Cáritas da Atalaia.

Fátima Soares disse que “atualmente já estão identificadas com o RSI e com apoio económico da Segurança Social 169 famílias, num total de 335 pessoas, no concelho de Alcochete”.

A autarca terminou a sua intervenção com um apelo a quem quer ajudar na implementação das medidas de âmbito social: “contactem o setor de Desenvolvimento Social para saberem o que está a ser feito e ajudem a identificar novos casos”. “Juntos somos mais fortes e só com o apoio de todos e a convergirmos no mesmo sentido é que conseguimos de facto ajudar”, acrescentou.

Contacte o setor de Desenvolvimento Social através do 212 348 646 ou do 914 431 630.