Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Restauração do Concelho: câmara atribui medalhas municipais

Rcma 8jan2020 1 750 2500
09 Janeiro 2020

Em 2020 Alcochete celebra 122 anos da Restauração do Concelho! E no próximo dia 19 de janeiro a Câmara Municipal promove a Sessão Solene durante a qual distingue pessoas singulares e coletivas, que se evidenciaram por serviços e atividades em prol do Município e da sua população, com a atribuição das Medalhas Municipais.

Relembrar e festejar o 15 de Janeiro de 1898 é confirmar no presente um episódio histórico que marcou profundamente a identidade das gentes de Alcochete, que nunca deixou de reivindicar a sua identidade e a sua independência enquanto território e identidade.

“Este é um grande dia para o Município de Alcochete, que eu apelido do momento mais solene que nós vivemos, porque assinalar e ter como referência 122 anos de Restauração do Concelho é relembrar e festejar o passado. Mas isso só acontece quando existe de facto coesão entre as pessoas, quando queremos trazer ao presente aquilo que de mais importante a história retrata, aquilo que foi o esforço de muitos alcochetanos numa luta incessante pela conquista da autonomia do nosso município”, disse o Presidente da Câmara, na reunião de câmara de 8 de janeiro de 2020.

“Ansiamos que chegue o 15 de Janeiro para cumprirmos este ritual que é o de comemorarmos os 122 anos da Restauração do Concelho”, sublinhou Fernando Pinto, que acrescentou que a exemplo de anos anteriores a câmara municipal vai atribuir as medalhas municipais, na Sessão Solene, que este ano será um grande espetáculo: “Queremos que seja uma grande gala, que Alcochete seja promovida, que possamos honrar os pergaminhos da nossa história, que possamos escrever mais um capítulo fantástico nos anais da nossa história, e que gerações vindouras possam ler e apreciar, aquele que foi o nosso contributo ao longo dos anos e neste ano em particular”.

Na reunião de câmara de 8 de janeiro, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, em voto secreto, distinguir as seguintes personalidades e instituições:

Medalha Dom Manuel I
Aposento do Barrete Verde

Medalha da Restauração do Concelho
Maria da Piedade Policarpo
Capitão Ricardo Samouqueiro
José Manuel Raminhos
Norberto Marques Barão
José Manuel Duarte
Pe. Jorge Manuel Lages Almeida

Medalha Municipal de Mérito Desportivo
Maria José Duarte
Jorge Alexandre Serra

Medalha Municipal de Bons Serviços
João Guerreiro
Maria Goreti Ribeiro
Maria Manuela Reis

 

Homenageados na Sessão Solene da Restauração do Concelho

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze