Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Bacalhau com Todos” na Semana Gastronómica de Alcochete

Semana gastronomica new 1 750 2500
05 Novembro 2019

Tem início no próximo sábado, 9, a 2.ª edição da Semana Gastronómica de Alcochete “Bacalhau com Todos”, que até ao domingo, 17 de novembro, propõe a degustação do bacalhau, confecionado de diferentes formas em 38 restaurantes aderentes à iniciativa.

Numa organização da câmara municipal em parceria com a ACISTDS - Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, a 2ª edição da Semana Gastronómica arranca no próximo sábado, 9, com o showcooking, no Mercado Municipal, pelo “mini chef” Pedro Jorge, participante no Master Chef Júnior.

Pedro Jorge tem apenas 13 anos e é apaixonado pela cozinha, um gosto que herdou do avô Zé com quem começou as suas experiências na cozinha com apenas 5 anos. Aos 9 anos concorreu ao programa de culinária – Masterchef, que não venceu, mas foi o concorrente que mais se destacou.

O showcooking tem início às 11h00 e integra também uma prova de vinhos, com o apoio do Restaurante Wine Up.

O bacalhau está ligado à história de Alcochete nas suas diferentes vertentes: económica com a exploração das marinhas de sal e das indústrias de secagem; na social como elemento identitário; na religiosa como alimento de quaresma, antecedendo a refeição de carne do dia de Natal.

Finalmente, na tradição da quarta-feira de cinzas com a sátira do “enterro do bacalhau”, sendo ao mesmo tempo o culminar do tempo de folia e a entrada na quaresma.

Em Alcochete confeciona-se bacalhau de várias formas: assado na brasa, guisado com grão, lapardana de bacalhau, desfiado com pão muito comum nas zonas da borda-d’água como alimento comum dos marítimos.
Nesta semana do Bacalhau com Todos é nosso objetivo não só valorizar o bacalhau como produto gastronómico de grande qualidade e versatilidade, mas também homenagear todos aqueles que a seu modo e com o seu trabalho, contribuíram para que a relação dos portugueses com que este peixe se tornasse um casamento inseparável.

Restaurantes aderentes

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze