Executivo aprova perímetros de proteção das captações na Fonte da Senhora/Passil

Furoaguafontepassil750x500 1 750 2500
10 Setembro 2019

O Executivo municipal aprovou, por unanimidade, os novos perímetros de proteção do Polo de Captação da Fonte da Senhora/Passil com reformulação dos perímetros de proteção da captação FR3 e delimitação dos perímetros de proteção para a captação CR1, sendo que será desativada a captação CBR1, que está desativada há alguns anos e que foi recentemente selada.

Esta deliberação é tomada em cumprimento do Decreto-Lei n.º382/99 de 22 de setembro que estabelece normas e critérios de delimitação de perímetros de proteção para as captações de águas subterrâneas com a finalidade de proteger a qualidade das águas dessas captações. O referido diploma é aplicável a captações destinadas ao abastecimento público de aglomerados populacionais com mais de 500 habitantes ou cujo caudal de exploração seja superior a 100 m3/dia, pelo que todas as captações do sistema de abastecimento do município de Alcochete são abrangidas pelo mesmo.

Estas propostas serão remetidas à Agência Portuguesa do Ambiente para aprovação, ato que dará continuidade ao processo de licenciamento do referido Polo de Captação da Fonte da Senhora/Passil.

Na reunião de câmara que se realizou na Fonte da Senhora, o vereador com os pelouros das das Obras Municipais, Água e Saneamento fez um ponto de situação em relação à nova captação de água na Fonte da Senhora/Passil.

De acordo com Pedro Lavrado, “está já concluída por administração direta a execução da conduta elevatória e neste momento estamos a trabalhar no furo propriamente dito”, tendo-se, contudo, debatido com a morosidade da EDP quanto à execução da instalação elétrica, circunstância que também impede os trabalhos de pavimentação da via.

O autarca referiu que se estima que durante o mês de setembro o novo furo entre em funcionamento com recurso a um gerador e que se manterá também em funcionamento o antigo furo para apoio regular no abastecimento de água à população.