Município estabelece protocolo com a Associação Alfaiate

Gato750x500 1 750 2500
26 Julho 2019

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na reunião de 24 de julho, a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Alfaiate que visa a implementação de um Programa CED – Captura, Esterilização e Devolução de gatos ao seu meio ambiente.

O vereador com o pelouro da Saúde Pública, Vasco Pinto, explicou que “a Câmara Municipal tem como objetivo promover o controlo da reprodução animal, nomeadamente de cães e gatos vadios ou errantes”. Adiantou ainda que já foi dado início ao Programa CED em relação aos gatos com a sua devolução ao meio natural; “que é a forma mais eficaz de controlar as populações de gatos errantes”.

O autarca disse ainda que “estes programas CED só têm eficácia se envolvermos as associações locais e os voluntários já habituais cuidadores das colónias” e que “há a necessidade de criar um equilíbrio entre aquilo que são os animais de rua e as condições de saúde pública e de salubridade”.

Com este protocolo, o Município pretende dar cumprimento à lei que veio estabelecer a proibição de abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando a profilaxia cirúrgica reprodutiva.

O referido Programa CED permite controlar a população de gatos no concelho, responsabilizar os atuais cuidadores voluntários, regulamentando o tipo de comida fornecido nas colónias, proibindo a utilização de restos de comida e consequentemente diminuir as pragas associadas a este tipo de poluição, promover uma política de proteção do meio ambiente e bem-estar animal e aproximar a autarquia dos seus munícipes.