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Executivo aprova Plano de Coordenação para as Festas

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26 Julho 2019

O Plano de Coordenação da Proteção Civil para as Festas do Barrete Verde e das Salinas, que decorrem de 9 a 16 de agosto, foi aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal na reunião de câmara de 24 de julho.

O Plano de Coordenação constitui um dispositivo de prevenção e resposta, no âmbito da proteção e socorro, adequado ao risco acrescido e identificado, com elevado grau de prontidão.

Com o objetivo de proteção de pessoas, a elaboração do Plano é essencial para a obtenção de um bom planeamento e organização das operações de socorro e segurança, minimizando prejuízos e a salvaguarda de bens e vidas.

O Aposento do Barrete Verde é a entidade organizadora do evento e a Câmara Municipal de Alcochete colabora na elaboração do presente plano na qualidade de parceiro do evento.

O presidente da Câmara Municipal disse que “as Festas do Barrete Verde e das Salinas são o ex-libris de Alcochete, em que veneramos e honramos a memória daqueles que foram salineiros, forcados e campinos” e que as Festas “exigem da parte do município um esforço enorme, quer por via do apoio financeiro ao Aposento do Barrete Verde, quer fundamentalmente por todo o apoio logístico que estas festas acarretam a todos os nossos colaboradores”. “Fazemo-lo com muito sacrifício, mas simultaneamente com muito empenho, muita dedicação, abraçando esta causa que é de Alcochete no seu todo enquanto concelho”, acrescentou Fernando Pinto.

A elaboração do Plano de Coordenação foi antecedida por uma reunião promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com todos os agentes da proteção civil.

Durante as Festas há um reforço significativo quer no socorro, quer na segurança com participação dos bombeiros voluntários de Alcochete, mas também de bombeiros de outras corporações dos distritos de Santarém e Lisboa.

Ao nível da segurança, a Guarda Nacional Republicana também tem um reforço significativo à semelhança de anos anteriores com um Posto Móvel e uma viatura junto ao edifício da Fundação João Gonçalves Júnior.

Alterações ao trânsito:

No período de 9 a 17 de agosto estão condicionadas ao trânsito as seguintes ruas durante as largadas, entradas e recolhas de toiros, inviabilizando o acesso automóvel ao centro histórico de Alcochete: avenida D. Manuel I, ruas da Quebrada, José André dos Santos, João de Deus, Carlos Manuel Rodrigues Francisco e avenida 5 de Outubro.


No referido período são considerados corredores de emergência para todos os eventos das festas as seguintes ruas:
- Avenida 5 de Outubro – sentido Alcochete/Montijo
- Rua do Norte, Avenida D. Manuel I – sentido Alcochete/Montijo
- Rua Carlos Manuel Rodrigues – sentido Alcochete/Montijo
- Rua Dr. Ciprião de Figueiredo, rua Professor Leite da Cunha, sentido Alcochete/Montijo.

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