Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Alcochete participa no Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

Cruzeiro1 1 750 2500
21 Junho 2019

A vila de Alcochete recebeu ontem, dia 20 de junho, a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo no âmbito do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo que este ano teve início, pela primeira vez em Espanha e que termina no dia 23 de junho, em Oeiras.

A imagem da Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo foi transportada até Alcochete no Bote Leão e a recebê-la na ponte cais estavam o padre da Paróquia de Alcochete, Ramiro Ferreira, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, a vice-presidente da autarquia, Fátima Soares, o vereador da Cultura, Identidade Local e Turismo, Vasco Pinto, os músicos da banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e a população.

A imagem da Santa pernoitou na galilé da Igreja da Misericórdia de Alcochete, local onde se realizou a cerimónia oficial de receção de Nossa Senhora e segue hoje, às 16h00, para o concelho do Montijo.

O presidente da Câmara saudou todos os presentes na cerimónia, a entidade organizadora do Cruzeiro e todos os que acompanham esta peregrinação pelo rio Tejo desde terras de Espanha. “O que me vai na alma hoje é pedir a Nossa Senhora a capacidade para fazer mais e melhor pela nossa terra e pedir também a Ela que olhe por todos nós, hoje e sempre”, disse Fernando Pinto.

O vereador Vasco Pinto também agradeceu à Confraria Ibérica do Tejo a possibilidade de trazer a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo até Alcochete e que esta possa pernoitar na igreja da Misericórdia de Alcochete, um espaço emblemático da vila de Alcochete e agradeceu também a participação do Padre Ramiro Ferreira na cerimónia.

“A participação de Alcochete neste Cruzeiro é uma honra porque além de estarmos a envolver a nossa embarcação tradicional num cruzeiro religioso, estamos também a possibilitar que muitos devotos possam receber aqui em Alcochete a Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo e durante a noite estarem em devoção na galilé da igreja da Misericórdia. Fico muito contente com a participação de Alcochete nesta iniciativa, em conjunto com a Marinha do Tejo e a Confraria Ibérica do Tejo”.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo tem como objetivo principal ligar o rio Tejo desde Vila Velha de Ródão ao estuário do rio Tejo (Oeiras) e é realizado por embarcações típicas do Tejo que transportam a imagem de Nossa Senhora em peregrinação fluvial às comunidades ribeirinhas e às aldeias avieiras.

Durante o percurso sucedem-se diversas paragens e pernoitas dos peregrinos em aldeias avieiras e comunidades ribeirinhas ao longo do Tejo, com cerimónias religiosas e eventos culturais organizados pelas câmaras municipais, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, associações e entidades privadas.

Este Cruzeiro teve início em 2013, tendo nascido pela adoração que todas as comunidades avieiras nutrem pela Nossa Senhora. Ao longo de 300 km, entre Santiago de Alcántara e Oeiras, fazendo uma ligação por barco num percurso que já não se realizava há praticamente 70 anos. Este ano está previsto envolver 41 paróquias, 35 freguesias e 23 concelhos ao longo das 15 etapas.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze