Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Estátua de Fernando Quintela figurará no largo António dos Santos Jorge

Dsc 6394 3 1 750 2500
30 Maio 2019

O Executivo Municipal aprovou, por maioria, com os votos contra dos vereadores da CDU, na reunião descentralizada de câmara que decorreu, ontem, no Centro Comunitário do Passil, uma alteração ao projeto de requalificação do largo António dos Santos Jorge.

A alteração está relacionada com a integração da estátua de homenagem a Fernando Quintela, antigo forcado do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, falecido em 2017, no espaço onde existia uma fonte. Com esta alteração, o busto de homenagem ao Eng. José Samuel Lupi permanecerá no mesmo local, integrado num espaço que será também objeto de requalificação.

O presidente da câmara manifestou a sua concordância com a proposta do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete para a integração da estátua no largo que está a ser requalificado pela autarquia: “Este executivo foi sensível à proposta de Grupo de Forcados Amadores de Alcochete que, há algum tempo, começou a desenvolver várias ações com o objetivo de angariar fundos para a construção de um monumento que perpetuasse a memória do forcado Fernando Quintela”.

“Transmitiram-me que gostariam que este monumento ficasse localizado em frente à sede do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e em função dessa solicitação não vejo nenhuma objeção em mantermos o busto do Eng. José Manuel Lupi no local onde atualmente está, que é bastante digno, só não é digno o espaço onde ele assenta”, sublinhou Fernando Pinto.

Para o autarca a solicitação faz todo o sentido, pois é ali que está a sede do grupo e referiu-se aos forcados como “parte integrante daquilo que é a memória coletiva deste povo à beira Tejo plantado e que enquanto houver forcados na minha terra haverá certamente tradições para manter”.

O vereador Vasco Pinto manifestou muito agrado sobre a aceitação desta alteração: “Registo com agrado que em 2019, possa ali ser construído um monumento de homenagem a uma figura de Alcochete, pois em democracia basta ao órgão executivo tomar esta decisão, independentemente do sentido de voto, para ser construído no espaço público um monumento de homenagem a uma figura”.

Recorde-se que Fernando Quintela foi homenageado a título póstumo, com a atribuição da Medalha da Restauração, na sessão solene do 120.º aniversário Restauração do Concelho.

A requalificação do largo António dos Santos Jorge estará concluida a tempo das Festas de São João Baptista.

Saiba mais sobre a requalificação do largo António dos Santos Jorge e clique aqui

image title
image title
image title
image title

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze