Comunicado: abate de árvore na avenida D. Manuel I

Aadmi 1 1 750 2500
29 Abril 2019

A câmara municipal vai proceder ao abate de uma árvore na avenida D. Manuel I, no âmbito das suas competências de gestão e administração do espaço público municipal.

Neste sentido a câmara municipal tem de assegurar a manutenção e gestão do arvoredo, nomeadamente quando existe o risco associado ao nível das infraestruturas existentes, com prejuízos sobre bens de terceiros.

Neste caso em concreto, o sistema radicular da árvore encontra-se ao nível das infraestruturas de saneamento e abastecimento de água a uma habitação, não permitindo a sua intervenção, sem que danos sejam causados ao nível das raízes.

A intervenção necessária e urgente, a realizar pelo proprietário da habitação, só é possível através do corte de raízes de grande diâmetro, que causarão inevitavelmente danos ao nível da estabilidade e sanidade da árvore. O município não poderá garantir a viabilidade deste exemplar, pelo que o abate é obrigatório de modo a salvaguardar bens e pessoas.