Câmara adjudica requalificação da rua do Láparo e da Escola do Valbom

Reuniaocma2 1 750 2500
21 Março 2019

A câmara municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de 20 de março, a adjudicação das empreitadas de requalificação da rua do Láparo, em Alcochete, e de reabilitação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 do Valbom, também em Alcochete.

A obra de requalificação da rua do Láparo será realizada pela empresa Construções Pragosa S.A. pelo valor de €659.900,00 + IVA e tem um prazo de execução de 180 dias.

A rua do Láparo tem uma extensão de cerca de 1,1 km, com início no entroncamento com a avenida Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e termina na rotunda da Baluarte, junto à zona industrial do Batel. A faixa de rodagem terá 6 metros de largura e será criada uma pedovia e ciclovia com 2,80 metros de largura. Esta obra envolve pavimentação, sinalização, iluminação, execução subterrânea das redes de abastecimento de água, águas pluviais, águas residuais, águas pluviais, elétrica, telecomunicações e abastecimento de gás e a construção de muros de contenção.

No que respeita à reabilitação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo do Valbom pretende-se criar um centro escolar que integre no 1.º ciclo 168 alunos (atualmente tem 96) e no pré-escolar (inexistente) 50 crianças e que tenha ao seu serviço 8 professores, 2 educadores, 4 cozinheiras e 8 auxiliares.

Esta empreitada foi adjudicada à empresa Extraco – Construccións e Proxectos S.A. pelo valor de €1.850.159,04 + IVA e tem um prazo de execução de 270 dias.

Para além da função educativa, a intervenção no edifício vai permitir que este funcione como apoio à comunidade local no que se refere à utilização do recinto de jogos exterior, bem como da sala polivalente para atividades culturais e desportivas. O edifício existente será totalmente remodelado e constituirá um todo homogéneo em conjunto com o novo edifício.

Na referida reunião de câmara, o executivo municipal também aprovou por unanimidade a aceitação da doação de uma parcela de 600 m2 e a aquisição de uma parcela com 486,50m2, ambas necessárias à execução da obra de requalificação da rua do Láparo.