Câmara levou #Alcochete – A Luz do Tejo à BTL
A câmara municipal mostrou na Bolsa de Turismo de Lisboa o melhor que Alcochete tem para oferecer no que respeita às suas potencialidades turísticas, com base numa estratégia promocional que teve como base o slogan: #Alcochete – A Luz do Tejo!
Para o vereador com o pelouro do Turismo “a participação do município na BTL 2019 foi um sucesso e alcançou os objetivos inicialmente definidos: promover os atrativos turísticos e a oferta turística existente no território, com enfoque nos eixos estratégicos, Natureza, Património Histórico-Cultural e Gastronomia”.
Além da promoção dos produtos endógenos, com destaque para o sal das Salinas do Samouco, o licor de fogaça, o arroz doce e a fogaça de Alcochete, decorreram no espaço lounge do stand da ERT- RL, no qual o município teve um espaço próprio, degustações gastronómicas e provas de vinho, promovidas pelo restaurantes Don Peixe e Wine Up, e hotel Al-foz.
Os visitantes da BTL que passaram pelo espaço #Alcochete não resistiram ao arroz doce, às fogaças gentilmente oferecidas pelas padarias Piqueira, Popular e Sena, nem ao Flamingo, a mascote com quem todos quiseram tirar uma fotografia, e que para o vereador Vasco Pinto contribuiu para “a afirmação do produto turismo de natureza no concelho de Alcochete”.
Destaque também para a promoção de atividades de natureza e biodiversidade com a Fundação das Salinas do Samouco, que promoveu a edição 2019 do FestiSal.
Refira-se ainda a importante colaboração dos alunos do 10.º ao 12.º ano dos Cursos Profissionais de Operações Turísticas e de Turismo e Turismo Rural e Ambiental da Escola Secundária de Alcochete.
“A afluência verificada junto do nosso balcão, não apenas do público em geral, mas especialmente dos profissionais do setor, demonstra que estamos no caminho certo. O interesse nos produtos de dinamização turística existentes no nosso concelho foi uma constante, perspetivando desta forma o desenvolvimento de novas operações turísticas no nosso território”, enfatizou o vereador Vasco Pinto.
Durante os 5 dias do certame o Município apresentou e promoveu eventos que se realizam no concelho, enquadrados na programação anual, mas também novidades agendadas para 2019.
“Aproveitámos o momento para dar a conhecer momentos chaves da programação cultural do Município, através de apresentação do Festival “Fado ConVida” e do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete”, referiu Vasco Pinto.
Ainda no âmbito da oferta cultural e de identidade local, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco e a Associação Portuguesa de Música e Artes proporcionaram grandes momentos de animação.
Numa parceria com agentes económicos locais, o município deu a conhecer, de forma integrada, a oferta turística do concelho no que diz respeito ao alojamento, restauração e atividades de lazer, e estimulando a visita ao nosso território, através da promoção de diferentes experiências.
Colaboraram com o município nesta ação a unidade hoteleira Hotel Al-Foz e as unidades de alojamento local 10Boutique House, Alcochete House e Casas Paixão do Tejo, com a oferta de dormidas. Os restaurantes Barrete Verde, Cantinho do Ti Tonho, Don Peixe, O Marítimo, Wine Up e Al’ Kawa Sushi Bar, com a oferta de refeições.
Foram também oferecidas entradas para o complexo das salinas do Samouco da Fundação das Salinas do Samouco, nos núcleos museológicos municipais e passeios na embarcação “Bote Leão”.