Autarquia inicia processo de requalificação da Igreja da Misericórdia

Nartesacra1 1 750 2500
15 Março 2019

A câmara municipal deu início aos procedimentos associados ao concurso público para a empreitada de requalificação da Igreja da Misericórdia de Alcochete, onde funciona atualmente o Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal de Alcochete.

Imóvel de elevado valor histórico e patrimonial, que ostenta uma importante coleção de pintura, com destaque para o retábulo do altar-mor e ainda a bandeira da Misericórdia, uma das mais antigas do país, apresenta um avançado estado de degradação, que condiciona inclusivamente a realização, na plenitude desejada, de algumas iniciativas.

“Vamos fazer uma intervenção num equipamento classificado, que possui obras de elevado valor e que durante vários anos se viu privado de duas salas, que foram mantidas fechadas, e apresentam falta de condições para acolher o espólio existente, que desta forma ficou sujeito a humidade e infiltrações, correndo sérios risco de deterioração”, explicou o Vereador Vasco Pinto.

“A intervenção visa essencialmente corrigir algumas anomalias que foram identificadas, tais como infiltração de água, muito por força da proximidade daquele equipamento ao rio e às intempéries vindas de norte, que tem provocado, nas várias faces da fachada, fissuras que no fundo levam a que hajam muitas infiltrações, principalmente na nave central”, adiantou o vereador da cultura.

A requalificação do imóvel integra intervenções na cobertura, nas fachadas e também nos pisos flutuantes das duas salas superiores, que dão acesso à galeria da Igreja da Misericórdia, nos sistemas de vigilância e segurança, assim como a deslocalização do Posto de Turismo para a área da Galilé.

O projeto de requalificação e o procedimento de concurso público para a empreitada de requalificação da Igreja da Misericórdia foram aprovados, por unanimidade, na sessão de câmara de 6 de março, último, que decorreu na Fonte da Senhora.

Refira-se ainda que a obra pública objeto do contrato a celebrar é co-financiada, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoios Financeiros Portugal 2020, o prazo de execução está estimado em 4 meses e tem uma estimativa orçamental de €179.904,20 (valor base sem iva).

Nartesacra2 1 1024 2500
Nartesacra3 1 1024 2500