Escolas de Alcochete abrangidas pela Medida eduLUX

Edulux 750x500 1 750 2500
13 Março 2019

A S.ENERGIA assinou, no dia 12 de março, o contrato de adjudicação no valor de €206.114 para implementação da medida eduLUX que vai permitir a substituição de 27.478 lâmpadas em cerca de 200 escolas do 1.º ciclo. Com esta medida estima-se uma redução total de consumo de energia de 1.635.930 kWh/ano, o que representa uma poupança de cerca de €200.000.

No que respeita ao município de Alcochete está prevista a intervenção em pelo menos 7 escolas do concelho com a substituição de 1.344 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 por lâmpadas LED, com um investimento total de €18.015,06, cofinanciado a 70%, o que representa um investimento do município no máximo de €5.405,54 e uma poupança anual na ordem dos €15.808,62.

A medida eduLUX resulta de uma candidatura ao PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica da ERSE e vai permitir não só reduzir substancialmente os consumos de energia nas escolas como também melhorar a qualidade da iluminação das salas de aulas de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, que integram a S.ENERGIA, mas também Palmela, Sesimbra, Setúbal, Seixal e Loures, municípios que integram as Agências de Energia parceiras desta candidatura: ENA, AMESEIXAL e AMEAL.

O contrato de adjudicação foi assinado no dia 12 de março nos paços do concelho da Moita, pelo presidente do Conselho de Administração da S.ENERGIA, Miguel Canudo, pela administradora-delegada, Susana Camacho e pelo gerente da empresa vencedora do concurso internacional.

A S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete conseguiu desta forma um financiamento de cerca de 70% do projeto pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que entra agora na sua fase de implementação.

O município de Alcochete reintegrou a S.ENERGIA em abril de 2018 e neste contexto aprovou por unanimidade, na reunião de câmara de 6 de março último, uma comparticipação financeira para o ano de 2019 no montante de €29.335,48.