Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Tratamento à lagarta do pinheiro no Pinhal das Areias

Lagarta pinheiro 1 750 2500
28 Fevereiro 2019

O Pinhal das Areias está encerrado ao público devido a uma ação de tratamento à lagarta do pinheiro, que se realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro.

O intervalo de segurança entre o tratamento e a reabertura do espaço ao público será de 24 horas, permanecendo encerrado durante a próxima sexta-feira, reabrindo no sábado, dia 2 de março.

Os problemas associados à presença da lagarta são bastante gravosos, mesmo sem contacto físico. Quando se deslocam as lagartas libertam milhares de pelos promovendo a intoxicação através do contacto com a pele e também no ar.

Os pelos atuam como agulhas, injetando as substâncias tóxicas na pele ou mucosas, provocando diversos sintomas:

nos humanos provocam alergia na pele, irritação nos olhos, dificuldades respiratórias, espirros, náuseas e vómitos. Em situações extremas pode mesmo levar à morte.

nos cães a zona dos lábios, a mucosa oral e a língua são as partes do corpo mais atingidas. A língua é o órgão mais afetado, aumenta de volume, torna-se azulada e com a evolução surgem áreas de necrose. Também podem desenvolver infeções por toda a garganta. No local do contacto, pode ocorrer perda dos tecidos num período de 6 a 10 dias.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze