Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

SFPLS celebrou 99 anos de vida dedicados à música filarmónica

Aniv bandasamouco dez18 1 750 2500
03 Dezembro 2018

O passado sábado, 1 de dezembro, foi um dia especial para a vila do Samouco que comemorou o 99.º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense (SFPLS). A um ano de se tornar uma casa da cultura centenária, a SFPLS escolheu o dia de aniversário para homenagear e relembrar todos aqueles que contribuíram para a dinamização desta coletividade que celebrou este dia com um concerto de aniversário.

O executivo municipal, o presidente da assembleia municipal, o presidente da junta de freguesia do Samouco e vários representantes de instituições do concelho e do movimento associativo marcaram presença neste dia comemorativo que contou ainda com a participação de muitos munícipes.

“Nestes quase 100 anos de história, a coletividade cresceu impulsionada pela vontade e empenho de vários homens e mulheres (…) e muitos outros trabalharam para que a Banda do Samouco evoluísse e se transformasse num belíssimo cartão de visita desta Vila e do Concelho de Alcochete, quer nacional e internacionalmente”, começou por referir o presidente da câmara municipal, Fernando Pinto.

“É do conhecimento e motivo de orgulho de todos a participação da banda em inúmeras festas populares e religiosas, concertos, desfiles, espetáculos tauromáquicos de norte a sul do país”, salientou Fernando Pinto sobre esta coletividade que, hoje em dia, dinamiza um conjunto de atividades e iniciativas que enriquecem e valorizam a cultura nesta freguesia.

Tendo a Banda como grande marco identitário, a SFPLS abriu portas à música coral, com a criação de um grupo, à dança, com aulas de zumba e hip-hop, e promove ainda ao longo do ano um conjunto de iniciativas tradicionais como os conhecidos bailes, entre os quais os de Carnaval e o Baile da Pinha e o Festival das Sopas.

Reconhecendo a importância desta diversidade cultural, o autarca afirmou que “esta casa mãe tem gerado ilustres músicos e maestros, mas sobretudo tem proporcionado felicidade a muitas pessoas!”.

“Nesta ocasião especial queremos homenagear todos aqueles que, ao longo dos últimos 99 anos, contribuíram para enobrecer e prestigiar esta coletividade, assim como os valores culturais que enobrecem a vila do Samouco e as suas gentes aquém e além fronteiras”, destaca a direção na sua mensagem de aniversário.

Das homenagens realizadas destaque para a homenagem da Banda do Samouco e do seu maestro Fernando Ramos a Armando Rodelo “Gato”, músico da banda desde 1954.

Durante a cerimónia, a câmara municipal ofereceu um tímpano, instrumento musical de percussão escolhido de acordo com as necessidades apresentadas pela SFPLS.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze