AML assina protocolo de cooperação com ANQEP

Qualificacoes aml 750x500 1 750 2500
07 Novembro 2018

A vereadora da Educação, Fátima Soares, esteve presente ontem, dia 6 de novembro, em representação do município, na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), no contexto do Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ).

A cerimónia contou com a participação do secretário de Estado da Educação, João Costa, que destacou a aposta do Governo na revalorização do ensino profissional, e dos representantes dos 18 municípios da AML.

Para Fátima Soares, este protocolo visa “o aprofundamento regional do SANQ, um instrumento que consideramos ser essencial para uma maior e melhor adequação dos cursos profissionais às reais necessidades dos territórios”.

Com a celebração deste protocolo de cooperação, a AML poderá dinamizar e coordenar reuniões de concertação da rede de oferta educativa e formação entre os diversos atores regionais, com o intuito de elaborar uma proposta que responda às necessidades da região, considerando as especificidades dos diferentes municípios.

O Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações, desenvolvido e promovido pela ANQEP, consiste numa metodologia de identificação de necessidades de qualificações e de sinalização de áreas prioritárias e saídas profissionais para a rede de educação e formação, que permite inferir orientações claras para a definição da rede de ofertas de formação, bem como para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações.