Câmara atribui apoio financeiro à Associação Os Canitos

Reuniaocma3out18 2 1 750 2500
09 Outubro 2018

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro de €1.200,00 à Associação de Proteção dos Animais Abandonados Os Canitos.

Na reunião de câmara de 3 de outubro, o vereador responsável pela Saúde Publica destacou a ação da Associação Os Canitos no Centro Municipal de Recolha de Canídeos, “onde tem tido um papel bastante preponderante naquilo que são os cuidados a prestar aos patudos”.

“Em muitos momentos, no âmbito do protocolo com a câmara municipal, a Associação Os Canitos substitui-se áquilo que são as responsabilidades do município, que tem muito que ver com os cuidados médicos e com a alimentação especial para animais doentes e que carecem de uma alimentação diferenciada”, explicou Vasco Pinto, que referiu ainda que o protocolo entre as duas entidades está em fase de revisão.

O autarca elogiou também o “trabalho excecional” realizado pelos voluntários, “que muitas das vezes acolhem em suas casas cães abandonados até encontrarmos novas famílias de adoção, tendo em conta que o canil de Alcochete está sobrelotado”.

“Neste momento, e contrariamente ao que acontecia num passado muito recente, a câmara assume grande parte dos custos de assistência médica dos canitos, mas a associação tem dado continuidade a outro trabalho que é importante reconhecer. A câmara assegura a alimentação genérica dos 140 cães que temos no canil e a associação assegura a alimentação dos cães mais velhos, alguns com problemas, que além da alimentação especial, carecem de medicação especial”, referiu.