Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara e Casa Fernando Pessoa inauguram exposição

A 1 750 2500
17 Setembro 2018

Até 30 de novembro poderá visitar no fórum cultural de Alcochete a exposição “Fernando (em) Pessoa”. A inauguração desta exposição que apresenta ao público 44 obras de arte que revisitam a obra e alguns pormenores da vida privada de Fernando Pessoa realizou-se na passada sexta-feira, 14 de setembro, e contou com a presença da diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso.

“Enquanto presidente da Câmara Municipal de Alcochete, é para mim um orgulho imenso termos hoje aqui a oportunidade de apreciar trabalhos de grandes nomes da nossa cultura, em particular Júlio Pomar, falecido no presente ano. É uma perda da nossa cultura mas uma referência que hoje temos a oportunidade de apreciar entre outros trabalhos que reveem ou revisitam Fernando Pessoa. Sairemos daqui, como sempre, mais ricos intelectualmente”, salientou Fernando Pessoa sobre esta exposição que tem chancela da Casa Fernando Pessoa e que conta com a participação de 14 artistas.

Antes da visita oficial pela exposição, o presidente da câmara municipal reforçou a sua convicção de que um “povo com alma” tem que ser “um povo evoluído culturalmente” e, com essa consciência, a câmara municipal tem apostado na diversidade da programação. “Desenvolvemos variadíssimas ações e fazemos um esforço para chegar a todos os intelectos e acho que esta é uma exposição abrangente. Vejam, revisitem esta exposição, tragam pessoas ao fórum cultural que é a nossa casa da cultura e desfrutem destas memórias”, disse.

Por seu lado, o vereador da Cultura, Vasco Pinto, também não escondeu a sua satisfação por inaugurar uma exposição com esta qualidade artística no âmbito das comemorações dos 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa que estão em curso até novembro.

“As pessoas morrem mas o seu legado fica e o legado que Fernando Pessoa nos deixou é demasiado valioso para cair no esquecimento. De facto quando começamos a pensar e a planear esta programação foi bastante evidente que a mesma não poderia acontecer sem a colaboração da Casa Fernando Pessoa”, destacou Vasco Pinto que enalteceu também a participação da Associação Teatro Livre que abriu esta inauguração convidando o público presente a dirigir-se até ao palco do fórum cultural onde, três atores desta associação local protagonizaram um breve momento de leitura dramatizada numa incursão ao mundo pessoano e seus heterónimos.

“Dizemos que Alcochete é muito rico no que respeita às suas associações e coletividades e o Teatro Livre é uma das associações mais recentes no nosso concelho e, nos últimos meses, tem estado connosco de uma forma muito presente. Agradecer naturalmente à Luísa Ortigoso por todo o trabalho, dedicação e por tudo aquilo que nos tem ensinado”, sublinhou o vereador.

A programação que o Município de Alcochete está a dinamizar em prol da divulgação da obra desta figura ímpar da literatura mundial também foi alvo de intervenção por parte da diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, que marcou presença nesta inauguração e afirmou “ter muito gosto em estar deste lado do rio” a comemorar Pessoa.

“O trabalho de colaboração com a Câmara Municipal de Alcochete para este projeto de celebração dos 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa já se iniciou a alguns meses, temos tido um contacto contínuo e intenso de forma que tenho muito gosto em ver que hoje chegou o grande dia de inauguração da exposição que temos vindo a preparar. Queria felicitar a organização por todo o programa de celebrações, visto a exposição ser apenas uma parte de um programa muito mais alargado”, concluiu Clara Riso.

No dia 15 de setembro, a Casa Fernando Pessoa também esteve na biblioteca de Alcochete para dinamizar a oficina para famílias “Um, Dois, Três. Quem é? Quem são?”, uma iniciativa que contou com casa cheia e que, numa versão de teatro de fantoches, apresentou os heterónimos aos mais pequenos.

C 1 1024 2500
B 1 1024 2500
D 1 1024 2500
E 1 1024 2500
F 1 1024 2500

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze