Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município inaugura ampliação da escola da Restauração

Rce1 1 750 2500
14 Setembro 2018

Promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, a receção à comunidade educativa realizou-se ontem, 13 de setembro, com a presença do secretário de Estado da Educação, e incluiu dois momentos distintos: a cerimónia de boas-vindas aos profissionais da educação na biblioteca de Alcochete e a inauguração da ampliação da escola básica da Restauração e da exposição dos 20 anos deste estabelecimento escolar.

Para além dos professores, educadores, funcionários das escolas e representantes das associações de pais, estiveram também presentes o Executivo Municipal, o presidente da Assembleia Municipal, o responsável nacional da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento, representantes do Agrupamento de Escolas de Alcochete, presidentes das Juntas de Freguesia e representantes das instituições civis e militares.

O secretário de Estado da Educação, João Costa, apresentou como exemplos do sucesso no sistema educativo português a quase total erradicação do analfabetismo, a proximidade do alcance da universalidade do ensino pré-escolar para as crianças com três anos de idade e o facto de hoje termos 90% dos adolescentes a frequentar o ensino secundário.

O governante referiu medidas da política educativa que estão a ser implementadas, nomeadamente a publicação das orientações curriculares para a educação pré-escolar e de documentos orientadores para todas as disciplinas, com a introdução de “um paradigma diferente sobre a avaliação”.

Este responsável referiu ainda algumas medidas na área da inclusão: o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, a Rede de Escolas Interculturais, o alargamento da Educação Estética e Artística, a revalorização da Educação Física, as novas prioridades definidas este ano para a Rede de Bibliotecas Escolares, os indicadores, como os percursos diretos de sucesso, e a medida “A voz dos alunos” que envolve os alunos no debate sobre a política educativa.

“Para este Executivo, nunca em tempo algum, considerámos a educação como uma despesa” disse o presidente da Câmara no início da sua intervenção, sublinhando que “a educação das crianças e jovens é de facto uma tarefa inspiradora, não só da escola, mas de toda a sociedade (…) e que “o contributo que a escola tem na vida das crianças e jovens é marcante e elementar”.

O edil defendeu que “é imperioso que as escolas se abram à comunidade”, que “exista um pensamento globalizado e partilhado entre a direção do Agrupamento de Escolas de Alcochete e a autarquia” e que “as associações de pais estejam igualmente integradas” naquilo que designou como “cooperação perfeita”.

Fernando Pinto referiu que a obra de requalificação e ampliação da Escola Básica da Restauração, “não teve um percurso fácil”, mas que o Executivo Municipal soube “em articulação com a empresa construtora “ultrapassar todas as adversidades”.

“Este caminho que trilhámos no compromisso assumido de requalificação do nosso parque escolar traduz-se, em menos de um ano, no empenho e esforço que estamos a desenvolver na criação de novas e melhores condições para todos a fim de garantirmos os requisitos essenciais para o sucesso escolar”, disse o autarca. E deu como exemplos “o extraordinário trabalho efetuado na requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância do Passil (a que se juntam as obras de requalificação do parque infantil e polidesportivo do Passil)” e a realização de “várias intervenções na Escola Secundária e na Escola El-Rei D. Manuel I, ambas em Alcochete, sem questionarmos se a competência era da autarquia ou do Governo”.
Fernando Pinto destacou ainda “o início do apoio importante na atribuição gratuita dos lanches às crianças de famílias carenciadas do pré-escolar e 1.º ciclo” e os apoios do município a vários projetos do Agrupamento de Escolas de Alcochete.

A vereadora da Educação, Maria de Fátima Soares, deu conta da satisfação pelas metas alcançadas. “O dia de hoje é verdadeiramente especial não só por termos o privilégio de vos dar as boas-vindas e desejar que este ano seja repleto de sucessos, mas também porque achamos fundamental que sintam que a nossa/vossa autarquia apresenta-se a vós de forma completamente disponível”, disse.

A autarca afirmou que “cada aluno deve ser tratado como um ser individual e único”, que “é fundamental que as escolas contribuam para o desenvolvimento de cidadãos autónomos, responsáveis e ativos” e que a autarquia quer ter um papel fundamental na educação no concelho e que por este motivo vai apresentar uma candidatura no âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete deu também conta da sua satisfação por estar acompanhada pela equipa de direção que gere um mega agrupamento composto por 3.200 alunos, 6.000 pais, 300 docentes e 100 funcionários.

Cristina Alves agradeceu à Câmara Municipal a realização das obras na escola básica da Restauração, na escola básica e jardim-de-infância do Passil e destacou o envolvimento dos pais, dos docentes, dos alunos e da autarquia na intervenção realizada na escola E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I que retirou o amianto das coberturas, substituiu as janelas e persianas e procedeu à limpeza do espaço exterior.

A responsável destacou o trabalho de parceria com a Câmara Municipal no que respeita ao projeto educativo concelhio, que tem por base “em primeiro lugar, a erradicação da pobreza”, que vai envolver a todas as instituições locais com assento no Conselho Local de Ação Social e agradeceu o trabalho e empenho da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Cristina Alves mencionou ainda “as parcerias já consistentes e que irão ter novos desafios: um agrupamento a Ler+, a parceria com o Centro de Saúde no âmbito do Programa de Educação para a Saúde, do Conto Contigo; com a criação da Escola de Pais; a continuidade do trabalho nas artes, na saúde e bem-estar físico, visível no alargamento do 1.º Salto ao 1.º ciclo, no Desporto Escolar, no trabalho do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva e agora, no presente ano letivo, à integração de uma Unidade de Apoio aos Atletas de Alto Rendimento, que reforça a parceria com a Academia do Sporting”.

O evento contou no início com um apontamento musical protagonizado pelos músicos José Manuel Duarte e Ricardo Anastácio e encerrou num ambiente de confraternização com um early dinner, a animação de malabaristas e a atuação de artistas da APMA.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze