Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Autarquia vai intervir no largo António dos Santos Jorge

Largoantoniosantosjorge set18 1 750 2500
07 Setembro 2018

A câmara municipal vai proceder a alterações de configuração no largo António dos Santos Jorge, em Alcochete. O anteprojeto esteve em apreciação na última reunião de câmara, realizada a 5 de setembro, e foi aprovada por maioria com dois votos contra dos vereadores José Luís Alfélua e Estêvão Boieiro e a abstenção do vereador Pedro Louro.

“Temos vindo a receber várias queixas por parte de lojistas e de munícipes, principalmente quanto ao estado da relva que circunda o busto do Eng.º Samuel Lupi que se encontra em mau estado de conservação, assim como da própria fonte que, na maior parte das vezes não está a funcionar e acumula muito lixo”, começou por explicar a vice-presidente, Fátima Soares, sobre as razões que levaram a este anteprojeto.

“Neste sentido trazemos uma proposta para alterar o largo António dos Santos Jorge que achamos que ficará um espaço mais bonito, aprazível e vai permitir que as pessoas circulem de uma outra forma”, disse Fátima Soares.

Com o pelouro das Obras Municipais, o vereador Pedro Lavrado informou que a intervenção vai ter início já neste fim-de-semana (8 e 9 de setembro) com trabalhos de restauro na estátua do Eng.º Samuel Lupi, à semelhança do que já foi realizado nas estátuas do Padre Cruz e D. Manuel I.

Quanto às restantes alterações, o vereador Pedro Lavrado explicou que “esta alteração ao largo contempla não só a remoção da fonte, como a recolocação do busto do eng.º Samuel Lupi no local onde agora se encontra a fonte”.

Esta alteração vai permitir a resolução de alguns dos problemas sentidos pelos cidadãos que frequentam ou circulam por este largo, visto que que a relva existente será eliminada e substituída por uma área repavimentada com recurso a calçada miúda e posterior reposicionamento dos bancos existentes e inclusão de um novo fomentando a criação de uma área de estar neste espaço.

O estacionamento existente será reformulado e os cinco pilaretes delimitadores de trânsito vão ser removidos.

Quanto à fonte existente, o vereador Pedro Lavrado explicou que esta apresenta problemas diversos como avarias regulares nas bombas que potenciam a existência de águas paradas, prejudiciais à saúde pública. Sendo um equipamento que não cumpre a sua função, e dadas as recomendações da ERSAR no sentido de um consumo de água consciente, a autarquia vai remover a fonte existente, assim como as pedras de cor rosa que se encontram na envolvência deste elemento.

Em contrapartida, esta área será repavimentada, com inclusão de uma base de betão para a apoiar e fixar o busto do Eng.º Samuel Lupi que será reposicionado neste local e serão colocados quatro novos bancos.

Treze pilaretes delimitadores de trânsito (oito novos e os 5 já existentes) serão recolocados neste espaço público de forma a facilitar a circulação neste largo.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze