Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Aposento do Barrete Verde distingue forcado, campino e salineiro

Hsite6 1 750 2500
16 Agosto 2018

O penúltimo dia das Festas do Barrete Verde e das Salinas ficou marcado pela homenagem ao forcado, campino e salineiro, antecedida pelo cortejo equestre, que percorreu as principais ruas da vila, e pelo concerto da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.

Este ano o Aposento do Barrete Verde distinguiu o forcado, Hugo Mirão, que entrou para o grupo de forcados com 14 anos e permaneceu durante 17 anos; o salineiro José Crisante Ferreira, que começou, aos 11 anos, uma vida de trabalho nas marinhas e não esquece o orgulho em ter sido salineiro; e o campino Manuel Borda d’Água, natural da Azambuja, que tem uma vida dedicada a arte de campinar.

Na sua intervenção o presidente da câmara municipal manifestou grande emoção por vivenciar uma tradição tão genuína e destacou a importância de homenagear as três figuras que são a razão da existência das Festas: o forcado, o campino e o salineiro.
“Quero agradecer a todos os que nos honraram ao longo destes dias com a sua visita e honraram a memória do criador das festas – José André dos Santos, assim como o desempenho dos trabalhadores da câmara municipal, que têm mantido a nossa vila aprazível, limpa e cuidada”, disse Fernando Pinto.

O autarca destacou também o empenho e dedicação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, e a colaboração de outras associações humanitárias limítrofes, aos elementos da Guarda Nacional Republicana, assim como aos campinos que todos os anos dão um colorido fantástico às ruas de Alcochete.

Fernando Pinto concluiu a sua intervenção envolvendo num abraço fraterno todos os alcochetanos que nestes dias regressam à sua terra natal “para viverem com emoção e saudade as festas do Barrete Verde e das Salinas” e enalteceu o desempenho da direção do Aposento do Barrete Verde “que torna viva a nossa cultura”.

O presidente da direção do Barrete Verde, Cândido Perinú, agradeceu a colaboração de todos os alcochetanos e forasteiros para que as festas fossem um sucesso.

A presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Natacha Patinha, classificou esta homenagem como um dos momentos mais importantes das festas: “Durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas vivem-se dias muito bonitos e momentos importantes como é o caso da abertura das festas, das largadas e esperas de toiros, e esta homenagem que é um dos momentos mais importantes e mais simbólicos das festas, porque homenageamos as três figuras das festas: o forcado, o campino e o salineiro, que representam as nossas tradições e a nossa identidade cultural (…) e que com o seu exemplo vão continuar a inspirar os nossos jovens a manter as tradições da nossa terra”.

Hsite12 1 1024 2500
Hsite1 1 1024 2500
Hsite3 1 1024 2500
Hsite4 1 1024 2500
Hsite5 1 1024 2500
Hsite7 1 1024 2500

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze