Ações de restauro concluídas nas estátuas de Padre Cruz e D. Manuel I

Dmanuel 1 750 2500
08 Agosto 2018

Estão concluídos os trabalhos de conservação e restauro em duas estatuárias emblemáticas da vila de Alcochete: na escultura de D. Manuel I, situada na avenida D. Manuel I, e na escultura do Padre Cruz localizada no largo de São João.

Estas foram duas intervenções da câmara municipal que contribuem para a preservação do património do concelho.

Ambas apresentavam um mau estado de conservação, com depósitos de sujidade e manchas de oxidação necessitando por isso de ações de limpeza que foram realizadas manualmente com recurso a materiais adequados e concluídas com a aplicação de uma cera protetora de futuras corrosões.

O plinto que sustenta a estatuária de D. Manuel I apresentava igualmente fissuras que foram eliminadas, com colocação de uma argamassa tradicional à base de cal e areias isentas de sais, e foi alvo de uma limpeza geral. A área entre a escultura e o plinto foi vedada para evitar futuras infiltrações na pedra.

Sendo um local de culto, na estátua do Padre Cruz foram igualmente colocados dois canteiros para que as flores deixadas pelos munícipes sejam colocadas devidamente acondicionadas.

As ações de restauração e conservação realizadas pela câmara municipal surgem enquadradas nas várias intervenções realizadas em diferentes espaços públicos da vila de Alcochete a fim de torná-los mais aprazíveis para usufruto público.

Padrecruz 1 1024 2500