Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

FestiSAL reaviva memória salineira de Alcochete

Festisal 2018 0 1 750 2500
25 Julho 2018

A Câmara Municipal de Alcochete associou-se à Fundação das Salinas do Samouco, Lusoponte e Associação Gil Teatro na organização da segunda edição FestiSAL, que se realizou no passado sábado, 21 de julho, no complexo de salinas do Samouco.

Durante todo o dia, entre as 9h00 e as 19h30, mais de 500 pessoas participaram nas diferentes iniciativas propostas. Durante o período da manhã a rapação do sal foi um dos grandes atrativos do evento, que mais uma vez contou com a animação histórica da Associação Gil Teatro, e este ano teve como novidade a recriação do carrego do sal como se fazia antigamente, para a embarcação tradicional - o catraio “Santo António” cedida pela Marinha do Tejo e que deu um colorido diferente às salinas.

As visitas guiadas pelo percurso do flamingo e a observação de aves constituíram outro atrativo do festival que permitiu a dispersão dos visitantes pelos 360 hectares do complexo de salinas, que podiam também optar pelos Tuk-Tuk e/ou charretes nas deslocações no interior do complexo.

Noutra vertente foram muitos os participantes no FestiSAL que optaram por assistir às diferentes apresentações sobre “A história do sal: o salgado de Alcochete – história, memória e património, por Dulce Marque, “A atividade física e o ambiente como contributos para o bem-estar”, por Raquel Santos, Mauro Oliveira, Patrícia Martins e Sónia Caeiro do ACES AR – USPAS, “As plantas úteis das salinas – saúde e alimentação”, por Miguel Boieiro, e o documentário de natureza making of, por Pedro e Lurdes Carvalho.

No período da tarde os ateliês de pães de sal e fantoches tiveram grande sucesso entre os mais novos, assim como a apresentação de Isabel Oliveira dos “Doces da Titi” sobre o processo de criação do Saliron, Merenda de Salineira e Estaladiças, produtos identitários do FestiSAL, que com o showcooking do Chef. António Sequeira, que confecionou com flor de sal, salicórnia, camarinha, proporcionaram agradáveis momentos de degustação, assim como o arroz doce e maçã cozida em fornos solares.

O mercadinho apresentou uma grande diversidade de produtos e contou com a participação da pastelaria Doces da Titi, António Duarte (mel), Licor da Fanfa, Qiforno – pães de queijo, Menko, Passado Português, Complements, Carlos Correia e o posto móvel Alcatejo.

O Áshrama Alcochete – Centro do Yoga também se associou ao evento com a realização de duas aulas, uma para crianças e outra para adultos.

Este dia de festa dedicado ao sal chegou ao fim com o SalinaSunset pelo Dj Boult que proporcionou uma animada despedida à edição 2018 do FestiSAL.

image title
image title
image title

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze