Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara e ACISTDS promovem ações para revitalizar comércio local

1 1 750 2500
09 Julho 2018

O Município de Alcochete e a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS) deram hoje, 9 de julho, mais um passo rumo à dinamização do comércio tradicional com a formalização da assinatura do protocolo de colaboração, numa cerimónia que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.

“Mais do que um sinal, a celebração deste protocolo é a demonstração inequívoca da vontade deste executivo em promover, divulgar e incentivar o que está nas nossas origens”, começou por afirmar o presidente da câmara municipal, Fernando Pinto, salientando ainda que este plano de ação apresentado e materializado pela ACISTDS numa candidatura “chegou em boa hora” e permitirá a “(…) um conjunto de comerciantes do núcleo histórico de Alcochete realizarem investimentos e criarem condições para dotarem os seus serviços de mais e melhores condições”.

Da mesma opinião partilha o presidente da ACISTDS, Francisco Carriço, que após celebração deste protocolo destacou que este protocolo traduz-se “num benefício para todas as micro empresas do centro de Alcochete, assim como para os seus cidadãos e residentes”, numa altura em que os agentes económicos locais deparam-se com dificuldades resultantes da “(…) desigualdade da concorrência com as grandes superfícies ou o reduzido poder de compra das populações (…)”. Uma realidade que faz com que o comércio tradicional tenha que ser ajudado de uma outra forma, com recurso a plataformas eletrónicas e outras ações que potenciem o comércio do ponto de visto interno, como externo, principalmente numa altura em que o “turismo se encontra vigoroso”.

Com este conhecimento prático sobre as dificuldades, e desafios, que se colocam às micro empresas a ACISTDS apresentou uma candidatura no âmbito da medida “Comércio Investe” intitulada “Revitalização do Comércio de Proximidade da Vila de Alcochete”.

Neste âmbito, e a par com um conjunto de iniciativas de dinamização, serão realizados ainda investimentos como a conceção da imagem comum e aplicação em autocolantes para montras, o reforço do marketing digital, a colocação de mupis interativos, a conceção de um centro comercial virtual da área de intervenção, a elaboração de um guia comercial, a criação de um cartão de cliente e de serviços de apoio ao cliente.
O Município de Alcochete vai assegurar o montante financeiro correspondente à parte elegível não co-financiada pela candidatura, um apoio que Fernando Pinto não considera, de forma alguma, que seja um custo, antes pelo contrário.

“Este é um investimento da nossa parte, investir na economia local e nos agentes económicos faz parte daquilo que é o nosso conceito de desenvolvimento no âmbito do comércio e de serviço e do próprio turismo que está intrinsecamente associado a estas áreas”, disse o autarca que vincou ainda que apoiar a comunidade e incentivar o comércio são ações que “fazem parte da génese e daquilo que é o papel preponderante de uma câmara municipal”.

Para o presidente da ACISTDS, “Alcochete está a passar por um boom turístico e grandes investimentos e esta ajuda que a câmara municipal nos deu, e estar a dar ao comércio tradicional, vai fortalecer e contribuir para estes setores de atividade tenham possibilidades de sustentabilidade no futuro”.

Na assinatura do protocolo estiveram ainda presentes a vice-presidente da câmara municipal, Fátima Soares, os vereadores Pedro Lavrado e Vasco Pinto, o vice-presidente da ACISTDS, Isaú da Maia, representantes e técnicos da ACISTDS.

2 1 1024 2500
3 1 1024 2500
4 1 1024 2500
5 1 1024 2500
6 1 1024 2500
7 1 1024 2500

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze