Executivo aprova comparticipação para S.Energia

Senergia jun18 1 750 2500
28 Junho 2018

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião de câmara de 27 de junho, a comparticipação financeira referente à reintegração do concelho de Alcochete na S.Energia, a Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo.

“Passada a fase de reintegração do Município na S.Energia, cabe-nos no fundo assumir agora os nossos compromissos financeiros que decorrem da quotização nossa presença” começou por referir o vereador com o pelouro da Energia e Iluminação.

A comparticipação financeira aprovada tem o valor de €14.665,38, é referente apenas ao 2.º semestre de 2018 e tal como explicou Vasco Pinto trata-se de um valor que teve como base de cálculo três indicadores relacionados com a proporcionalidade da população de cada um dos Municípios associados, 50% do valor decorrente das transferências do Orçamento de Estado e a área em m2 de cada um dos Municípios.

O autarca explicou ainda que esta reintegração é fundamental para que o Município de Alcochete possa dar cumprimento às metas que se propôs alcançar no âmbito do Pacto das Autarcas e do Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES) reduzindo o seu consumo de energia e potenciando a utilização de energias renováveis.

Na sua intervenção, Vasco Pinto divulgou que esta “nova” adesão possibilitou já ao Município de Alcochete candidatar-se a dois programas para comparticipação, um que incide sobre a redução do consumo de energia nas escolas e outro que possibilitará a substituição de todas as luminárias em dois equipamentos municipais.