AMRS apresenta programa do Festival Liberdade

Dsc 4569 1 750 2500
25 Maio 2018

O programa do Festival Liberdade, que vai decorrer na praia dos Moinhos em Alcochete, nos dias 15 e 16 de junho, foi ontem, dia 24, formalmente apresentado no restaurante/bar Pikolé, em Alcochete, naquela que é uma iniciativa da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) em articulação com os municípios que a constituem com particular destaque para o município anfitrião deste ano.

Artistas, patrocinadores, autarcas e jovens marcaram presença na apresentação do programa do festival, em que usaram da palavra o presidente da AMRS, Rui Garcia, o presidente da câmara municipal de Alcochete, Fernando Pinto, e a secretária-geral da AMRS, Sofia Martins.

Rui Garcia saudou o município de Alcochete e o seu presidente de câmara por todos os apoios à realização do Festival Liberdade, que é de entrada gratuita, sublinhando que “em cada ano o município anfitrião é chamado a uma participação maior do que os outros municípios” e que “Alcochete tem feito tudo o que está ao seu alcance para que o Festival seja de novo um sucesso”.

O presidente da AMRS também agradeceu aos patrocinadores “por terem a visão de se associarem a um evento desta natureza, com características muito próprias (…) que não é um festival de música”, mas “uma festa da juventude da nossa região e da sua capacidade organizativa, da multiplicidade de atividades que os jovens desenvolvem na região onde o movimento associativo tem uma tradição enorme e é identitário”.

“O movimento juvenil na nossa região tem ainda uma força imensa e dá-nos garantias de que irá continuar a ser uma presença fundamental para determinar o desenvolvimento dos nossos concelhos. Por isso o Festival Liberdade é uma festa diferente, agrega os municípios (…) e tem contribuído, já na 5.ª edição, para aproximar as autarquias do movimento associativo juvenil e das pessoas”, disse Rui Garcia, destacando a itinerância do festival pelos vários concelhos no pressuposto de que “a região tem de ser vista como um todo”.

O presidente da câmara municipal de Alcochete também saudou a AMRS pela iniciativa e “a juventude determinada e empenhadíssima para que este festival seja também ele em Alcochete um grande sucesso”. Fernando Pinto recordou que o Festival Liberdade “invoca os princípios de Abril de 74 que jamais deverão ser esquecidos (…) liberdade de expressão, liberdade de movimento, liberdade cultural”.

O autarca alcochetano lembrou que o festival é para todas as idades e que “é um motivo de orgulho sentirmos que a juventude de Alcochete também se associou a esta organização, proveniente de várias coletividades que o concelho de Alcochete possui e todos juntos poderemos afirmar que o distrito de Setúbal está bem de saúde e recomenda-se e a prova disso é que este festival vai ser um sucesso”.

Coube à secretária-geral da AMRS a apresentação do programa, que começa no dia 15 de junho, no palco Liberdade, às 19h00, com a projeção do jogo do campeonato mundial de futebol entre Portugal e Espanha, seguindo-se a atuação de Valas (22h00), Piruka (23h30) e DJ´s Gamiix & Selecta Clemente (01h00). No dia seguinte, 16 de junho, no mesmo palco destaque para a atuação dos Persona 77 (22h00), de Marta Ren & The Grovevelts (23h15) e do artista Richie Campbell (00h30).

O Festival Liberdade vai estar organizado em nove espaços diferentes (palcos Liberdade, Paz e Igualdade, Arte em Liberdade, Mostra Associativa, Desporto, Animação de Rua, Tenda Juventude e Teatro e Cinema).

“No palco Paz temos 11 bandas que vêm nomeadas pelos concelhos. São bandas amadoras jovens que estão a dar os seus primeiros passos na música e que esperamos que o festival possa ajudar a dar-lhes dimensão e a ganhar um novo espaço na música na região e fora dela”, disse Sofia Martins.

Em relação ao palco Igualdade, a responsável referiu que “atuarão artistas isolados ou que têm espetáculos com menos produção, acima de tudo DJ e rappers” e “será um espaço muito animado, no centro da massa associativa, que vai permitir momentos de relax e de confraternização entre todos os participantes”.

A responsável da AMRS destacou que a mostra associativa conta com a participação de 30 associações que “participam ativamente na construção e realização do festival e que a tenda da Juventude permite realizar o Encontro Movimento Associativo Juvenil e assistir “a momentos de dança e outros momentos mais intimistas”.

Sofia Martins apelou a uma maior participação dos jovens na mostra de expressão plástica e de artes visuais que decorre no espaço “Arte em Liberdade”, “que tem vindo a crescer mas que precisa de um impulso”, referiu que o espaço Desporto “vai ocupar toda a praia com escalada, batismo de kitesurf, demonstrações de skate e muitas atividades” e há também “um espaço de animação de rua onde os jovens apresentam outras atividades como as charangas e as artes circenses”.

Em relação ao espaço Teatro e Cinema serão exibidas curtas-metragens que os jovens artistas fazem chegar à organização e ainda estão recetivos a mais inscrições para representações teatrais por companhias de teatro amadoras e escolas de formação de teatro.

O Festival Liberdade vai contar ainda com o programa em direto de Rui Unhas que participa no evento desde 2014, um “festival singular que é organizado pelo movimento associativo juvenil e abraçado por todas as câmaras municipais da região e que conta com a participação de 900 jovens na sua produção e nas várias demonstrações daquilo que vão fazendo ao logo do ano”, disse Sofia Martins.

Dsc 4519 1 1024 2500
Dsc 4512 1 1024 2500