Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Autarcas locais recebem grupos do Festival de Folclore

Festival fs 1 750 2500
21 Maio 2018

O passado sábado, 19 de maio, foi mais uma data importante no calendário cultural do Grupo de Folclore Danças e Cantares da Fonte da Senhora que promoveu o Festival de Folclore, uma iniciativa que reuniu na Fonte da Senhora dezenas de admiradores da dança etnográfica.

O programa teve início na delegação da junta de freguesia de Alcochete na Fonte da Senhora, onde os participantes deste Festival foram recebidos pela Câmara Municipal de Alcochete e pela Junta de Freguesia de Alcochete, um momento que contou ainda com a presença dos representantes da Federação do Folclore Português.

O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, deu as boas-vindas aos grupos visitantes parafraseando o poeta de Alcochete, António Rei, e apresentou Alcochete como um “concelho muito rico em movimento associativo, com mais de meia centena de coletividades e associações espalhadas por um percurso de 126km2”.

“Em nome da câmara municipal é uma honra, um privilégio receber-vos aqui no lugar da Fonte da Senhora, num dia que tem sido em cheio para Alcochete que, pelos mais diversos motivos, tem recebido muitas pessoas provenientes de vários concelhos”, destacou Fernando Pinto.

Na Fonte da Senhora estiveram presentes na receção oficial, para além do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico “As Tecedeiras de Almalaquês” (Coimbra), o Rancho Folclórico Janeiras da Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos) e o Rancho Folclórico Alegria do Minho (Assurpim).

Na sua intervenção o vereador Vasco Pinto, enalteceu a arte de bem receber do grupo local: “Temos a certeza de que do nosso concelho vão levar bons momentos e recordações porque o grupo da Fonte da Senhora tem por hábito receber bem e deixar bem representado o nosso concelho”. Enquanto autarca com o pelouro da Cultura, Vasco Pinto, salientou a disponibilidade da câmara municipal para, em conjunto com as coletividades e associações locais, preservarem e história e identidades locais.

A presidente da junta de freguesia de Alcochete, Natacha Patinha, salientou igualmente a importância de preservar as mostras de folclore e, sobretudo, de as conseguir transmitir aos mais pequenos, fazendo referência à participação das crianças em todos os ranchos presentes.

“O que nos traz aqui hoje é algo muito especial porque, num mundo cada vez mais multicultural, o que estamos a assistir aqui hoje não é só uma mostra de folclore, mas antes uma mostra daquilo que é português porque os convidados vão mostrar-nos também um pouco daquilo que é nosso, da sua freguesia e do seu concelho”, disse.

A receção terminou com a entrega de lembranças oficiais e produtos locais e o festival de folclore prosseguiu pela noite na sede do Grupo Desportivo da Fonte da Senhora.

Dsc 3631 1 1024 2500
Dsc 3661 1 1024 2500
Dsc 3686 1 1024 2500
Dsc 3717 1 1024 2500
Dsc 3731 1 1024 2500
Dsc 3753 1 1024 2500
Dsc 3779 1 1024 2500

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze