Hambúrguer de cavala é tema de workshop nas escolas

Dsc 3039 1 750 2500
09 Maio 2018

Realizou-se ontem, 8 de maio, no refeitório da escola da Restauração, em Alcochete, o primeiro workshop “Confeção de Hambúrguer de Cavala” no âmbito do projeto Super Saudáveis que está a ser dinamizado nas escolas do 1.º ciclo de ensino básico do Concelho e é promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Com a integração de um novo alimento nas ementas escolares uma vez por semana e convidando-se os encarregados de educação a adotarem o mesmo princípio no lanche escolar, pretende-se incutir junto do público escolar novos e saudáveis hábitos alimentares.

Neste contexto, e porque a cavala será um dos alimentos a integrar as ementas escolares, a câmara municipal convidou a DocaPesca para realização de três workshops que ensinam pais, encarregados de educação, profissionais dos refeitórios escolares e até alunos a cozinhar hambúrgueres de cavala, um peixe muito comum na costa portuguesa.

Dinamizados pela chef Patrícia Borges o primeiro workshop decorreu na escola da Restauração e o resultado não poderia ter sido mais satisfatório. Divididos em pequenos grupos, os participantes puseram as “mãos na massa” e, com recurso a diferentes ingredientes, puderam atribuir sabores diversos aos hambúrgueres que, confecionados na hora, foram degustados por todos no final da iniciativa.

O workshop contou ainda com a participação da bióloga marinha da DocaPesca, Carla Fernandes, que sensibilizou os presentes para a importância de realizarmos escolhas sustentáveis no consumo de bens alimentares, privilegiando sempre o peixe da costa portuguesa e se possível vindo da lota mais próxima da nossa residência, sendo essa informação facilmente identificável através do CCL – Comprovativo da Compra em Lota. Poderá obter mais informações no site da DocaPesca.

Hoje decorrerá, às 17h00, mais um workshop na escola da Restauração e amanhã, 10 de maio, é a vez do centro escolar de São Francisco acolher esta iniciativa com duas sessões, uma às 15h30 para os alunos, e outra às 17h00, aberta à comunidade educativa. Os interessados em participar devem efetuar inscrição em escolas@cm-alcochete.pt.

Dsc 3065 1 1024 2500
Dsc 3118 1 1024 2500