Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município cria Conselho Municipal da Juventude

Sess o camara  8  1 750 2500
20 Abril 2018

O Executivo Municipal aprovou por maioria, com os votos contra dos vereadores José Luís Alfélua e Estêvão Boieiro, a criação do Conselho Municipal da Juventude na reunião descentralizada realizada em São Francisco, no dia 18 de abril.

A câmara municipal justifica a criação do referido Conselho com a noção de que as solicitações que hoje se colocam aos jovens são cada vez mais complexas e variadas e que o contributo dos jovens pode ser uma mais-valia ao nível da criatividade e inovação para se encontrar as melhores soluções, nomeadamente em matérias relacionadas com a política da juventude.

O Conselho Municipal da Juventude é um órgão de carácter consultivo que visa dar voz aos jovens que residem no nosso concelho através das suas diversas organizações, associações e grupos informais e proporcionar o envolvimento destes jovens na discussão dos destinos do município através da troca de experiências e articulação entre as diversas associações e grupos de jovens do concelho, promovendo o debate, incentivando a formalização associativa e a formação para o associativismo.

A vice-presidente Maria de Fátima Soares destacou que “o CMJ é um órgão consultivo do município para as matérias relacionadas com a política da juventude”. “A criação deste órgão irá permitir, primeiro, estar de acordo com a lei na sua implementação, segundo, eleger um representante para o Conselho Municipal da Educação, que consideramos ser deveras importante, e em terceiro lugar, proporcionar o envolvimento dos jovens na discussão dos destinos do município”, disse.

Referiu ainda que “terão assento no CMJ a associação de estudantes da escola secundária, as associações de escoteiros de Portugal 255, os escuteiros do ar, o agrupamento de escuteiros 223 de Alcochete, as organizações partidárias da juventude, a associação Gilteatro, para além de poder integrar um membro da assembleia municipal por cada partido representado”

“Acho que temos todas as condições para avançar com o CMJ que irá procurar dar voz aos jovens que residem no nosso concelho através das diversas organizações. Isto não é mais nem menos do que aproveitar o que a juventude tem de bom e o que nos pode trazer de forma enriquecedora”, concluiu a autarca.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze