Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Autarquia adere ao programa “Os Super Saudáveis”

Supersaud veis 1 750 2500
17 Abril 2018

A câmara municipal inicia esta quarta-feira, 18 de abril, a implementação do projeto “Os Super Saudáveis” nas escolas do 1.º ciclo do concelho. Promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, o projeto pretende fomentar nas crianças o verdadeiro sentido de uma alimentação saudável e com qualidade, alertando para a necessidade da diversidade alimentar e evitar o consumo de alimentos processados.

Dirigido a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, com o apoio da Direção-Geral de Educação, Direção-Geral de Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição, este projeto assenta no conceito de “jogo em formato de cartas colecionáveis”, em que a criança apreende práticas de alimentação saudável com os colegas, pais e professores.

No total a criança colecionará 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis. Cada um dos alimentos tem diferentes níveis de super poderes, em função do grupo alimentar da roda a que pertence.

Mais informações em: www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/supersaudaveis/

Num projeto que pretende envolver as crianças e as famílias na adoção de alimentação saudável, a autarquia tem a responsabilidade de introduzir um novo alimento nas ementas escolares, que se destinam às crianças que almoçam nos refeitórios municipais, enquanto os encarregados de educação assumem esta responsabilidade ao lanche.

Estas alterações acontecem às quartas-feiras, garantindo a inclusão no jogo de dois novos alimentos em cada semana, em 5 semanas consecutivas.
Com a adesão a este projeto de alimentação saudável as ementas escolares vão ter alguns ajustes, no período de 18 de abril a 23 de maio.

 

Quadro com a inclusão dos alimentos

Dia Alimento a introduzir - almoço Alimento a introduzir - lanche
18 de abril Feijão Pão
02 de maio Espinafre Leite (escolar)
09 de maio Kiwi Amendoim
16 de maio Brócolos Iogurte
23 de maio Cavala Tangerina

 

Com a introdução do pescado “cavala” nas ementas escolares, a autarquia conta com o apoio da DOCAPESCA para a realização de workshops que têm como objetivo dar a conhecer aos pais e encarregados de educação, assim como aos funcionários afetos aos refeitórios, a possibilidade de confeção de hambúrguer de cavala.

Estes workshops serão dinamizados pela Chef Patrícia Borges da Escola Superior de Turismo e Tecnologia de Leiria nas seguintes datas:

8 de maio - 17h00 – Escola do 1º ciclo da Restauração (dirigido à comunidade escolar)
9 de maio – 17h00 – Jardim de Infância do Samouco (dirigido à comunidade escolar)
10 de maio – 15h30 e 17h00 – Centro Escolar de São Francisco (dirigido aos alunos e comunidade escolar)

Clique aqui para aceder às alterações das Ementas Escolares

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze