Sessão Solene da Restauração do Concelho foi adiada

1200x628 facebook shares 108 1 750 2500
13 Janeiro 2021

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou, a 6 de janeiro, por unanimidade e voto secreto, a atribuição da Medalha da Restauração e da Medalha de Bons Serviços a um conjunto de individualidades que serão distinguidas numa data a definir oportunamente, uma vez que a Sessão Solene prevista para 16 de janeiro foi adiada devido ao estado de emergência.

“Há um momento particular que a todos nos diz muito e que é comemorar a Restauração do Concelho, o momento mais sublime, a sessão mais solene que o Município promove há 123 anos”, lembrou Fernando Pinto, aquando da apresentação da proposta dos homenageados este ano.

“A 15 de janeiro de 1898 fomos capazes de escrever mais um capítulo da nossa narrativa enquanto povo. Após três anos de dependência administrativa e política, o concelho de Alcochete (re)conquistou a sua autonomia, um episódio memorável que traduziu a reivindicação das gentes de Alcochete, que nunca deixaram de lutar pela sua identidade e independência, enquanto território e comunidade”, refere a proposta apresentada pelo autarca.

Neste contexto, “de forma a perpetuar um passado que nos une e honra enquanto povo e trazer à memória das gerações mais novas a resiliência dos nossos antepassados na luta pela autonomia”, a Câmara Municipal de Alcochete homenageia e distingue, com a atribuição das medalhas municipais, pessoas singulares e coletivas que se evidenciaram por serviços e atividades em prol do município e da população em várias áreas, bem como os trabalhadores do município, das juntas de freguesia e dos serviços públicos que se distinguiram no cumprimento das suas funções e as desempenharam com dedicação e competência.

Os homenageados em 2021 são os seguintes:

Medalha da Restauração do Concelho

• António José da Silva Soares
  • Manuel Ferreira Cardoso
  • Profissionais do Pólo de Alcochete da Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio do ACES Arco Ribeirinho
  • Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete
  • Destacamento Territorial da GNR de Montijo – Posto Territorial de Alcochete
  • Serviço Municipal de Proteção Civil.

Medalha Municipal de Bons Serviços

• Hélder José Silva Almeida
  • Fernanda Maria dos Santos Formigo

Consulte aqui o documento acerca dos homenageados.