Executivo mantém apoios extraordinários às associações

1200x628 facebook shares  4  1 750 2500
04 Março 2021

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou a continuidade do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Movimento Associativo durante o ano de 2021, com efeitos retroativos a 1 de janeiro último.

O referido Programa contempla a atribuição de apoio financeiro para garantir o regular funcionamento das associações e apoio financeiro/logístico a atividades pontuais no âmbito do desporto e da cultura, sendo que o limite do apoio financeiro será analisado de acordo com os comprovativos das respetivas despesas/orçamentos de cada associação.

A proposta presente à reunião do executivo de 3 de março, salienta que “a câmara municipal de Alcochete ao longo dos últimos anos tem apoiado, de forma inequívoca, o movimento associativo e mantido uma estreita relação de incentivo e confiança através da celebração de contratos-programa” e que “no ano passado, assim como no presente ano, não é possível estabelecer estes contratos, em virtude de não estarem reunidas as condições previstas no Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo”.

“A exemplo de que aconteceu no ano transato, e considerando que o ciclo pandémico vai manter-se ativo durante mais tempo, julgo que é imperioso criarmos as condições necessárias para a subsistência do movimento associativo do concelho e penso que esta proposta reflete isso mesmo” referiu o presidente da câmara municipal de Alcochete, Fernando Pinto.

“Não se vislumbra quando iremos voltar áquilo que éramos há dois anos atrás, quando todas as associações tinham o seu plano de atividade dirigido para o exterior e com atividades que abrangiam muitas pessoas, o que para já está fora de questão”, disse a vereadora com o pelouro do Movimento Associativo. “O que não está fora de questão é as despesas que as associações têm todos os meses e sem formas de subsistir”, acrescentou Fátima Soares, sublinhando que “o que queremos ser é um balão de oxigénio para as associações que se veem a braços com esta situação pandémica”.

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados