Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Executivo aprova nota de pesar pelo falecimento de António Fernandes

1200x628 facebook shares  5  1 750 2500
08 Março 2021

Na reunião de 3 de março, a câmara municipal de Alcochete aprovou por unanimidade uma nota de pesar e guardou um minuto de silêncio em memória de António Fernandes que faleceu no passado dia 21 de fevereiro.

Transcrevemos de seguida a nota de pesar apresentada pelo presidente da câmara municipal de Alcochete: “Foi com profunda tristeza e enorme sentimento de perda que, no passado dia 21 de fevereiro, Alcochete recebeu a notícia do falecimento de António Fernandes, conhecido e para sempre recordado pelos Alcochetanos como “Ti Tonho Manso”.

Nascido a 28 de maio de 1933, cumpriu o fado de grande parte dos da sua génese e procurou no “mar” o seu sustento. Marítimo de profissão, foi a bordo do varino que aprendeu os segredos do “mar da palha”, conhecendo as carreiras, os barcos e sobretudo as histórias da nossa História, que com orgulho e sabedoria contava e partilhava a quem teve a sorte e o privilégio de o ouvir.

Defensor exímio dos nossos usos e valores, guardião dos nossos costumes e tradições como é o caso do Círio dos Marítimos de Alcochete em honra da Nossa Senhora da Atalaia.

Em vários momentos, António Manso foi uma figura incontornável na preservação desta festividade, quer pela participação nas Comissões que em dois momentos distintos se formaram para que a Festa não acabasse, quer pela transmissão do “saber fazer”, das receitas e quantidades para confecionar as refeições durante os quatro dias de festa.

Voz sempre ouvida e respeitada por todos no que respeitava à ordem dos burros no cortejo, na organização das bandeiras que vão a leilão e mesmo na organização da pequena procissão que se realiza todas as segundas-feiras de Páscoa.

Sabia como ninguém preparar a Caldeirada à Fragateiro, dava cartas na tradicional Fogaça alcochetana e no Arroz Doce branco de comer à fatia, que, nós Alcochetanos, adoramos e sentiremos, seguramente, falta.

Aos 87 anos partiu um dos nossos, um grande Alcochetano, devoto fervoroso de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Atalaia, a quem pedimos olhem agora por quem em vida tanto as venerou.

A nós cabe-nos honrar o seu legado, guardar na memória os seus ensinamentos que são pilares da nossa tradição. Que esta nota de pesar seja uma humilde, mas sentida homenagem a António Manso, sabendo que a melhor homenagem será a preservação daquilo que generosamente cuidou e partilhou”.

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze