Estreia em Alcochete do documentário "Depressão"

Untitled design 3 1 750 2500
13 Outubro 2020

Integrada nas comemorações do mês da Saúde Mental, a campanha VAMOS FALAR estreia o primeiro documentário português sobre Depressão.

A Campanha nacional VAMOS FALAR é um projecto da Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário (APDC), apoiada pela Direção-Geral da Saúde e alinhada com as diretrizes do Programa Nacional da Saúde Mental, e tem como objetivo reduzir o estigma através de iniciativas que promovam a educação em saúde mental.

Mais de 40% de todos os Portugueses sofrem ao longo da sua vida de alguma forma de Doença Mental incluindo Depressão, Ansiedade ou problemas com Drogas ou Álcool. A missão desta campanha é ajudar a conhecer, compreender, proteger e a vigiar a saúde mental.

A campanha VAMOS FALAR aposta maioritariamente na produção de conteúdos audiovisuais pois considera que é a forma mais eficaz de veicular a mensagem e desta, ser utilizada na sua função de ferramenta didática de educação para a saúde. É disso mesmo exemplo este filme documental, o primeiro produzido em Portugal sobre o tema da Depressão.

Este documentário de 20 minutos é parte de uma série de filmes documentais sobre saúde mental que estão a ser produzidos por esta campanha, um misto de informação e entretenimento, numa abordagem muito visual e dinâmica.

O documentário Depressão da campanha VAMOS FALAR, tem a sua estreia nacional esta quinta feira, 15 de outubro, às 21h no Fórum Cultural de Alcochete.

Após a exibição do filme, seguir-se-á uma conversa sobre Depressão e Saúde Mental na qual participarão o Presidente da Câmara de Alcochete Fernando Pinto, um representante da DGS, o coordenador da campanha VAMOS FALAR Dr. Fábio Mateus e o realizador do documentário David Rebordão, conversa esta, aberta ao público.
A entrada para este evento é gratuita, contudo, em virtude das regras de segurança e distanciamento em curso, a lotação do auditório está fortemente condicionada pelo que é indispensável a confirmação por correio eletrónico.

Os interessados, deverão enviar um email para o endereço info@vamosfalar.org com o título INGRESSO PARA SESSÃO DE ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO DEPRESSÃO A 15/10, e com a indicação no corpo da mensagem do número de pessoas e nome respetivo. A entrada é gratuita.

Deverá comparecer 30 minutos antes do início do evento para se processar a entrada de forma a respeitar as regras impostas de segurança.
VAMOS FALAR, porque há conversar que devemos ter.