Câmara enaltece o trabalho do cuidador informal

1200x628 facebook shares 35 1 750 2500
16 Novembro 2020

Na reunião de câmara de 11 de novembro, a vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde apresentou uma saudação ao “Dia do Cuidador Informal”, comemorado a 5 de novembro, que foi aprovada por unanimidade.

A saudação destaca o reconhecimento do importante papel do Cuidador Informal definido na nova Lei de Bases da Saúde e a Lei n.º 100/2019 com a criação do Estatuto do Cuidador Informal.

“Estima-se que mais de 800 mil indivíduos cuidem, em casa, das pessoas que estão dependentes de si. É um trabalho invisível, mas absolutamente vital. O trabalho dos que cuidam em domicílio de idosos, de pessoas com demência, com doenças crónicas ou de crianças com doenças graves, representa mais de 300 milhões de euros por mês, para o nosso país”, refere a saudação.

Salienta ainda que “o reconhecimento do Cuidador Informal é um grande avanço na promoção da qualidade de sustentação de cada indivíduo, numa perspetiva de inclusão que irá favorecer a capacidade da tomada de decisões e controlo da própria vida”.

Consulte a saudação aqui --> saudacao_cuidador_informal