Aplicação de herbicida de origem natural

A câmara municipal informa que vai iniciar, no dia 04 de agosto, entre as 20h00 e as 24h00, a aplicação de uma nova metodologia de combate às ervas infestantes, com recurso a um herbicida de origem natural, nas seguintes zonas: loteamento das Quebradas, Rua do Láparo, Rua da Bracieira, Rua da Ponderosa, Museu e Biblioteca.
Nesta fase da intervenção será utilizado um produto fitofarmacêutico com o nome comercial Katoun Gold, produto à base de ácido pelargónico, substância natural e comum na natureza, livre de glifosato, sem toxicidade para o ser humano e animais. Possui uma formulação inovadora e atua por contacto, assegurando eficácia sobre as infestantes mais problemáticas, a par do respeito pelo homem e meio ambiente.
No início de novembro será realizada uma segunda aplicação, com a mistura de dois produtos: Katoun Gold e o Chikara. Este último, também livre de glifosato, tem como substância ativa o flazassulfurão e atua sem risco de contaminação dos lençóis freáticos.
Ambos os herbicidas estão homologados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), sendo considerados seguros para transeuntes e animais domésticos. As aplicações serão realizadas no total cumprimento das normas ambientais e legais, que regulam este tipo de atividade.
A combinação destes dois produtos tem efeito residual, sendo expectável um período de cerca de quatro meses sem ervas. No caso de resultados satisfatórios, no futuro, prevê-se a aplicação bianual, em novembro e abril.
Esperamos desta maneira ir ao encontro das expetativas dos munícipes, com mais uma medida que procura promover uma eficiente gestão do espaço urbano, com resultados visíveis e duradouros, e que respeita o meio ambiente e a saúde das populações.
Notícias relacionadas
-
{}
Trabalhos de deservagem com aplicação de herbicida
05 Mai 2023