Samouco festejou 15.º aniversário da elevação a Vila







A Freguesia do Samouco assinalou ontem, dia 15 de dezembro, o 15.º aniversário da sua elevação a Vila com a realização de uma sessão solene promovida pela Junta de Freguesia do Samouco, evento que contou com a presença do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, dos autarcas das três freguesias do concelho, entidades religiosas, civis e militares, representantes do movimento associativo e população.
O presidente da Câmara Municipal destacou a elevação de Samouco a Vila como “um marco importantíssimo da história do Samouco”. “Comemoramos uma data inesquecível para a população desta Vila, o dia 9 de dezembro de 2004, data em que a Assembleia da República aprovou por unanimidade a elevação do Samouco à categoria de Vila”, afirmou.
Para Fernando Pinto, “são 15 anos de história da já longa memória coletiva do Samouco, uma vila jovem, promissora e repleta de sonhos e ao celebrar esta data, celebramos, implícita e imperiosamente, o empenho, a dedicação e o esforço das mulheres e homens do Samouco, os principais obreiros da conquista, hoje aqui recordada”.
O presidente da Câmara exaltou “a ação produtiva e bem-sucedida da população do Samouco”, de quem se “orgulha e honra ser presidente de Câmara”, que considerou ser “gente laboriosa, humilde, gente de compromisso que nunca vira a cara às adversidades, que nunca deixou, nem deixa, a esperança morrer”, “uma população que mantém as suas tradições e que zela pelas suas instituições”, de que é exemplo, de acordo com as suas palavras, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, que a 1 de dezembro último festejou o seu centésimo aniversário.
“Hoje festejamos o desenvolvimento da Freguesia do Samouco, orgulhosos do passado, seguros no presente e, sobretudo, confiantes no futuro. Sem qualquer medo e receio assumimos as responsabilidades que nos foram conferidas e que visam dotar a nossa terra e nossa gente de melhores condições de vida” sublinhou Fernando Pinto, salientando que “nunca nos demitiremos dessa missão e defenderemos sempre, em sede própria, aquilo que entendemos ser o melhor para as nossas populações”.
O autarca saudou todos quantos estiveram presentes na cerimónia e recordou “saudosamente a memória de todas e todos os samouquenses, ilustres e desconhecidos, que ao longo dos tempos contribuíram, com o seu trabalho e o seu prestígio, para o desenvolvimento desta terra, tecendo aquilo que é a memorável história do Samouco”. “Tomemos-lhe o exemplo e procuremos novas conquistas para esta Vila, porque aquilo que granjear o Samouco será certamente motivo de orgulho e satisfação para o concelho de Alcochete”, disse.