Água canalizada apresenta bons níveis de qualidade
O Grupo AdP – Águas de Portugal elaborou um estudo sobre as atitudes e comportamentos dos portugueses em relação à água que conclui que a maioria dos inquiridos já assimilou que a água é um bem comum, mas que existe uma utilização excessiva de água e que a água canalizada apresenta bons níveis de qualidade.
A pergunta chave do relatório é como aumentar a predisposição para a adoção de comportamentos de consumo racional da água e a pesquisa foi realizada através de uma sessão em Lisboa e de 1662 inquéritos online entre os dias 10 e 15 de abril, com uma repartição por género de 61% de mulheres e 39% de homens.
No estudo estão identificadas as convicções positivas e negativas face à sensibilização para a água que demonstram a existência de dissonância entre as atitudes e comportamentos, nomeadamente que a água é menos valorizada que a eletricidade, que faltam práticas ativas diárias de poupança, que só há preocupação quando há falhas, que se pratica desperdício e que há indisponibilidade para suportar aumento de preço como forma de racionalizar a sua utilização.
Assegurar a qualidade da água canalizada, contrariar a escassez de água potável, melhorar a qualidade da água dos rios/mares, diminuir a utilização sem preocupação de poupança e harmonizar a qualidade nos vários territórios foram as preocupações centrais face à água.