Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara não vai aumentar tarifário da água em 2018

Rcma tarifario 19dez17 1 750 2500
22 Dezembro 2017

Para 2018, a câmara municipal não vai aumentar os valores do tarifário da água. Esta informação foi partilhada pelo vereador com o pelouro das Águas e Saneamento na última reunião de Câmara, realizada a 19 de dezembro, durante a apreciação da atualização do tarifário de água para o ano de 2018 que foi aprovado por unanimidade.

“De forma a não onerar mais as famílias, este executivo municipal decidiu não aumentar as tarifas e manter os valores que estão em vigor em 2017”, reforçou Pedro Lavrado acrescentando ainda que, em alternativa a esta opção, poder-se-ia ter aumentado as tarifas em 1,4% segundo recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e de acordo com o valor da inflação.

Por outro lado, o não aumento de tarifas não significa que não haja investimento na rede, visto que mesmo optando por esta via prevê-se um excedente de verba, na ordem dos €269.000,00 que será canalizado para ações de manutenção e ampliação das infraestruturas.

Executivo quer reduzir dívidas dos consumidores

As dívidas dos consumidores para com o Município foi outro aspeto em destaque durante a sessão de Câmara, uma vez que as dívidas resultantes do não pagamento do fornecimento de água estão na ordem de €1.000.000,00, um valor elevado que tem a sua influência negativa no cálculo da tarifa de água.

“O cálculo da tarifa da água inclui muitos fatores e variáveis, tal como a extensão da rede, o número de consumidores, os investimentos e a manutenção previstos e um dos fatores que tem também influência no cálculo da tarifa são as dívidas que os consumidores têm ao Município”, explicou Pedro Lavrado.

De forma “a não beneficiar os prevaricadores” e não “prejudicar os cumpridores”, a câmara municipal está empenhada em reduzir o valor da dívida e “(…) a partir de janeiro vai reforçar a equipa que procede aos cortes para evitar que haja um aumento do valor em dívida”.

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze