Junta requalifica recreio da EB do Samouco

Eb1sam 10 1 750 2500
2016/09/22
A junta de freguesia de Samouco requalificou o espaço de recreio da Escola Básica do 1.º ciclo do Samouco garantindo maior segurança e outros divertimentos às crianças que frequentam este estabelecimento escolar.

A intervenção é visível na parte frontal do recreio onde foi substituído o piso emborrachado, que garante maior segurança às crianças, por um mais colorido, onde não falta o brasão da Junta de freguesia, um flamingo e jogos didáticos, e também na parte de trás da escola, a junta pintou no chão um “campo” de futebol e um jogo que já faz as delícias dos mais novos.

O presidente da junta de freguesia de Samouco, António Almeirim, é um homem feliz quer pela intervenção realizada na escola mas também pela alegria demonstrada pelas crianças: “Penso que está muito bonito e depois de ouvir os pais, as professoras e as crianças, sei que valeu a pena”, e acrescentou: “Valeu a pena este esforço financeiro, pois trata-se de um investimento de €7560, mas também físico, pois as pinturas do campo de futebol e do jogo  foram feitas por nós e com grande satisfação”.

“Vendo a alegria das crianças aqui no recreio sei que valeu a pena e é para continuar porque para mim enquanto autarca tenho tido esta máxima – primeiro as crianças”, enfatizou o autarca.

Numa visita à escola acompanhada, pelo presidente da Junta de Freguesia de Samouco, a vereadora da Educação, Susana Custódio, considerou que esta foi uma intervenção importante da junta de freguesia que “não só embeleza o estabelecimento escolar mas também garante maior segurança das crianças, oferecendo novos jogos didáticos e brincadeiras” e acrescentou que está ainda prevista uma horta pedagógica, que vai ser trabalhada pelas crianças que frequentam a escola.

As hortas pedagógicas constituem um projeto da autarquia que é dinamizado por professores e alunos de cada um dos estabelecimentos de ensino com o objetivo “de que sejam as crianças a cultivar as ervas aromáticas, as alfaces e outros géneros alimentares que depois possam ser consumidos por eles no refeitório”, referiu Susana Custódio.

No início de mais um ano letivo a vereadora da Educação salientou que este ano os serviços de prolongamento de horário vão ser assegurados no espaço físico da escola, numa parceria da câmara municipal com o CENSA, no que considera ser mais uma melhoria que a par com “os investimentos que têm sido feitos nesta escola a tornam numa opção viável e que dá resposta na íntegra às necessidades das famílias”.