Executivo Municipal reivindica mais acessibilidades para a Região
A Câmara Municipal emitiu parecer desfavorável em relação às conclusões do Relatório Final do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, que se encontra em fase de discussão pública durante o mês de Março, por este não considerar prioritários os investimentos em acessibilidades ao Concelho.
Esta decisão foi aprovada por maioria, com a abstenção do vereador do CDS/PP, na reunião de Câmara realizada no dia 19 de Março no edifício dos Paços do Concelho de Alcochete.
A tomada de posição decorre do Despacho n.º 11215/A/2013, emanado pelo Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, que criou um Grupo de Trabalho para elaborar um relatório sobre as prioridades do Governo quanto à construção de infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias, aeroportuárias, entre outras, ao nível do País.
O Executivo Municipal de Alcochete reivindica mais uma vez que sejam contempladas as seguintes obras:
- a construção da Variante da Atalaia, de modo a garantir a continuidade da EN 4 até ao IC 3/ IC 32, no Montijo, e assim aumentar a sua capacidade nos troços saturados e melhorar as conexões à rede local e reduzir a sinistralidade;
- a construção do Nó de Ligação da Variante da Atalaia ao IP 1/ A 12, facilitando a ligação S-N e a conectividade à cidade de Lisboa através da Ponte Vasco da Gama e a Setúbal e Palmela:
- a requalificação do troço da EN 118, situado entre a rotunda do Entroncamento e a ER 5 (no Concelho de Palmela), bem como o corredor do Porto Alto/ Benavente/ Vila Franca de Xira, que faz a ligação ao IC 32, promovendo a ligação aos restantes concelhos do Arco Ribeirinho Sul e da península de Setúbal;
- a requalificação da EN 4 que proporciona a ligação mais directa entre o corredor Caia – Madrid, por Évora e Vendas Novas, tanto à ponte Vasco da Gama como ao IC 32, fechando o anel distribuidor da AML a sul do Tejo.
O Presidente da Câmara Municipal lamentou que o referido Grupo de Trabalho não tenha acolhido como prioritárias as reivindicações do Município e deu como exemplos várias situações.
“Temos um parque logístico no Passil que necessita de melhoramentos ao nível das infraestruturas da rede rodoviária e daí a necessidade da requalificação da EN 4 e da construção da Variante à Atalaia. Temos, ainda neste eixo da EN 4, a Academia do Sporting Clube Portugal que, em bom rigor, teve em tempos prevista a execução de um nó de acesso para melhorar as condições de acesso à Academia e não nos podemos esquecer que a Estrada da Malhada de Meias, que serve a Academia do Sporting, vai ser uma via de acesso ao empreendimento turístico da Barroca D´Alva”, lembrou Luís Miguel Franco.
“Não nos podemos esquecer também que há um programa de acção territorial entre a Câmara Municipal de Alcochete e a Câmara Municipal de Palmela e que já está em curso um investimento para um projecto de natureza agro - turístico na Herdade de Rio Frio, que abrange os dois concelhos. Em relação ao concelho de Alcochete, temos o Porto dos Cacos que queremos transformar num centro de investigação arqueológica de excelência e parte da barragem da Venda Velha está no concelho de Alcochete, o que permite a sua articulação com o Porto dos Cacos”, acrescentou.
O autarca referiu ainda que “também existem áreas de localização empresarial no Montijo que serão servidas por estas infraestruturas viárias” e lembrou que “a Variante da Atalaia já esteve em fase de adjudicação mas não se concretizou”.
“Será também com a construção da Variante à Atalaia que a Câmara de Alcochete se mostrará disponível para a desclassificação e recepção, mediante benfeitorias que venham ainda a ser realizadas, do troço rodoviário que vai da rotunda do Passil até à Atalaia, até aos limites do concelho de Alcochete”, disse.
Luís Miguel Franco referiu ainda que “a pretensão da requalificação da EN 118 até à EN 5 vai permitir criar melhores acessibilidades a empresas que estão em terrenos do Estado, nomeadamente e Maxampor e a IDD, e permitiria a existência de uma rede viária mais adequada que também permitisse ligar de forma rápida a plataforma logística do Poceirão à plataforma logística do Passil”.