Projecto RecOil será implementado no Concelho de Alcochete

Reuniaocma 6nov13 1 750 2500
07 Novembro 2013
O Município de Alcochete, a S.Energia e a Biogenoa vão celebrar um protocolo de colaboração com vista a implementar no Concelho de Alcochete o “projecto piloto” RecOil. Esta matéria esteve ontem, 6 de Novembro, em apreciação em sessão de Câmara e foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal.

“RecOil – Promoção da Reciclagem de Óleo Alimentar Usado para a Produção Sustentável de Biodiesel” é um projecto europeu, financiado pela Comissão Europeia, que decorrerá até 2015 e que, entre outros factores, pretende aumentar a produção sustentável de biodiesel e a sua inclusão no mercado local, através do aumento do processo de recolha e reconversão de Óleos Alimentares Usados (OAU) gerados a nível doméstico.

Sensibilizada para estas matérias, a S.Energia visa implementar um “projecto piloto” RecOil em Alcochete, Barreiro, Montijo e Moita, melhorando assim os sistemas municipais de recolha e gestão de Óleo Alimentar Usado nestes Concelhos.

A concretização deste “projecto piloto” no Município de Alcochete será uma mais-valia, na medida em que serão desenvolvidos estudos de identificação de boas práticas na gestão de OAU e acções de melhoria para aperfeiçoar os sistemas de recolha, bem como promovidas campanhas de sensibilização com o intuito de aumentar a adesão da população aos processos de separação selectiva de resíduos.

Actualmente, a gestão de recolha dos OAU é prestada pela Biogenoa – Serviço e Gestão de Resíduos, Lda.