Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Bombeiros de Alcochete festejam 65º Aniversário

Ahbva 1 1 750 2500
07 Novembro 2013

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete promoveu no passado Domingo, 3 de Novembro, no quartel da corporação, a Sessão Solene alusiva ao 65.º aniversário, durante a qual foram homenageados bombeiros pelos anos de dedicação à corporação, outros distinguidos com louvores e condecorações, pela dedicação no desempenho das suas funções, e ainda entregues certificados de promoção a diferentes categorias.

Foi perante uma sala repleta de bombeiros da corporação local, de outras corporações convidadas, autarcas locais e população em geral, que assumiram o seu lugar na mesa de honra as seguintes personalidades: o presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, Rui Santa, o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Luís Miguel Franco, o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Boieiro, a comandante Operacional Distrital (CDOS de Setúbal), Patrícia Gaspar, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, Eduardo Correia, o presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Estêvão Boieiro, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, Norberto Barão e o comandante interino da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, o 2.º Comandante, José Martins.

Durante a cerimónia muitos foram os elogios endereçados à corporação dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, pela dedicação de cada um dos elementos no desempenho da missão de socorro no Concelho de Alcochete.

O Presidente da Câmara congratulou os homens e mulheres que são bombeiros voluntários nesta Associação Humanitária: “são homens e mulheres de coragem, abnegação, determinação e de grande sensibilidade”.

“Sei que é normal, e desejo que assim continue a ser, que as reivindicações (…) sejam mais fáceis de dirigir ao representante do poder político que está mais próximo das populações, e esses representantes são os presidentes de Câmara, os Vereadores, os Presidentes de Junta e da Assembleia Mupicipal, que pelo seu espirito de missão, continuem a ir bem mais além do que aquilo que deveriam. E deveríamos todos exigir à Administração Central que também cumprisse aquilo que não cumpre”, sublinhou Luís Miguel Franco.

“A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete recebe um apoio, quer directo, quer indirecto, na ordem dos 65 mil euros por ano, além de alguns apoios complementares, que vamos tendo a possibilidade de vos prestar e tem sido, apesar das dificuldades porque vamos passando, a única Associação que não viu cortados os apoios por parte da Câmara Municipal”, referiu o Autarca.

O Presidente da Assembleia Geral, Rui Santa enalteceu o trabalho feito ao longo deste ano pela actual direcção, que conseguiu “uma gestão económico financeira muito cuidada, mantendo um diálogo com o corpo de bombeiros e o seu comando e ao mesmo tempo intensificando as relações com a população do Concelho com o propósito de aumentar o número de associados”. Rui Santa agradeceu ainda o contributo de todos os bombeiros e bombeiras da corporação.

“Os tempos vão mudando mas o voluntariado continua a ter um papel relevante na defesa do nosso bem mais precioso – a vida. E nessa defesa dos nossos haveres como ficou amplamente demonstrado neste último verão, onde os incêndios levaram a vida de 8 bravos bombeiros, referiu Norberto Barão, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

Neste dia de aniversário decorreu também o baptismo de duas viaturas, com a colaboração do padre Ramiro Ferreira, nomeadamente, um veículo de combate a incêndios urbanos, recuperado pelos Bombeiros de Alcochete, e uma ambulância oferecida pela Corporação de Sines.

Após a Sessão Solene teve lugar um moscatel de honra que prolongou por mais alguns momentos o convívio entre todos aqueles que participaram na festa de aniversário dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze