A Barbearia – um espaço a (re)descobrir no Museu Municipal

Barbearia 1 750 2500
03 Outubro 2012
No âmbito da Exposição “Cuidar do Corpo que Trabalha. Desvelos que o Tempo Levou…” que incide nas Profissões e os Ofícios Tradicionais de Alcochete, nas décadas de 50 e 70 do século XX, o espaço Barbearia está em destaque no Núcleo Sede do Museu Municipal de Alcochete.

Desta forma é reeditada uma parte da exposição que esteve patente no Fórum Cultural de Alcochete e que reuniu algumas das profissões e ofícios que fazem parte da história e memórias da Vila.

Além de um espaço de trabalho, a Barbearia era também um espaço de encontros e partilha, interdito ao género feminino, excepto quando as mães levavam os filhos para cortar o cabelo.
As conversas surgiam com naturalidade, onde cada homem intervinha como conhecedor profundo das múltiplas temáticas ali discutidas, como o futebol e os toiros. Por sua vez a política era um assunto quase proibido.

A profissão de barbeiro foi desaparecendo e na Vila, onde outrora existia em quase cada esquina uma barbearia, sobreviveram poucos vestígios de uma actividade que teve grande relevância para a comunidade.

Patente ao público até 30 de Dezembro de 2012, a exposição pode ser visitada à terça-feira, das 14h00 às 17h30, de quarta a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, ao sábado, das 14h30 às 18h30, ao Domingo, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.